Folha de S. Paulo


Após 2 anos de interdição, passarela de Congonhas é reaberta para pedestres

Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 26.12.2017: Passarela Congonhas -SP: Passarela da Avenida Washington Luís que dá acesso ao Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo (SP), é liberada para pedestres nesta terça-feira (26). A passarela Comandante Rolim Amaro estava tomada por ferrugem quando foi interditada e havia o risco de desabamento. Uma estrutura provisória foi instalada na região, e agora começará a ser reativada. A reforma da passarela custou R$ 6,7 milhões. (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress) ***PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS***
Passarela que dá acesso ao Aeroporto de Congonhas é liberada para pedestres nesta terça-feira (26)

A passarela Comandante Rolim Amaro, na avenida Washington Luís, foi reaberta na manhã desta terça-feira (26) para pedestres.

Projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas em 1974, a passarela é utilizada para atravessar a via até o aeroporto. A estrutura foi interditada em 2015, após quatro colisões.

Há dois anos uma estrutura metálica provisória garante a travessia no local, pelo qual circulam diariamente cerca de 3.000 pessoas.

A passarela foi reinstalada em novembro, mas ainda não havia sido liberada para pedestres.

Empresas privadas, a maioria ligada ao setor de turismo, arrecadaram R$ 6,7 milhões para reforma da passarela e construção de uma praça na lateral de um dos acessos. Os valores foram doados à ASPA (Associação dos Amigos da Passarela), que tem uma parceria com a Prefeitura para a entrega das obras da nova passarela.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços e Obras, a requalificação da passarela e entorno serão inaugurados na segunda quinzena de janeiro.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá interditar a avenida Washington Luís na noite desta terça-feira (26) para desmontagem da passarela provisória.

O bloqueio será na altura da Rua Renascença, em ambos os sentidos, das 23h30 da terça (26) até às 5h da quarta (27).

INTERDIÇÃO

A passarela apresentava problemas na estrutura havia mais de dez anos.

Em 2015, um laudo da prefeitura mostrou que a passarela Comandante Rolim Amaro estava em "estado de iminência de ruptura brusca". A travessia recebeu então um escoramento.

Em 2014, a Folha mostrou que, depois de dez anos de discussões sobre a reforma da travessia, a prefeitura removeria a passarela. Em 2005, a gestão José Serra (PSDB) também anunciou a reforma e a adaptação da estrutura, com instalação de cobertura e elevadores. Nenhuma das duas saiu do papel.

Um acidente sem vítimas causado por um caminhão derrubou parte da passarela em 2006. Na época, a estrutura foi novamente encaixada nos pilares de sustentação com o auxílio de guindastes.


Endereço da página:

Links no texto: