Folha de S. Paulo


Doria estreita ciclovia para criar faixa de estacionamento em rua do centro

A rua Líbero Badaró (região central de SP) acaba de ganhar 44 vagas para estacionamento de carros às custas da largura de uma ciclovia que passa pelo local.

Com o projeto da gestão João Doria (PSDB), a rua passou a ter duas, e não mais três, faixas de rolamento, uma "faixa" para o estacionamento de veículos na Zona Azul e a ciclovia.

A pista de bicicletas tinha, em média, 2,70 m de largura. Agora, tem 1,80 m, mais 90 cm de área pintada para servir de proteção para que as portas dos carros não atinjam os ciclistas na hora de serem abertas.

No "Manual de Sinalização Urbana da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)", ciclovias bidirecionais (com os dois sentidos, caso da Líbero Badaró) que tenham tráfego de até mil bicicletas/ hora têm de ter largura de pelo menos 2,25 m. No mesmo manual, admite-se, em situações excepcionais, largura mínima de 2 m.

O estrangulamento da ciclovia ocorre em meio a ações da gestão Doria para incentivar o uso de bikes na região central. Uma delas é a Sexta sem Carro, que, na última sexta-feira de cada mês, proíbe a circulação de carros, das 6h às 18h, em uma área do centro.

"É péssimo. Diminuíram uma faixa de rolamento. O trânsito vai ficar maior. Eu evito o quanto posso pegar passageiros nesta região", afirmou o motorista de aplicativo Celso Ramos, 41.

O entregador Alexandre Ferreira, 24, teme acidentes com a nova Zona Azul.

"É uma ciclovia boa em comparação com as outras. As pessoas só precisam tomar cuidado ao abrir as portas dos carros e não causar acidentes com os ciclistas", diz.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes da gestão João Doria (PSDB) diz que a criação de vagas de Zona Azul na Líbero Badaró atende a uma reivindicação dos comerciantes da região. Segundo a secretaria, eles reclamavam da escassez de estacionamentos na rua. Em nota, a pasta diz que o tamanho da nova ciclovia é adequado para permitir que a ciclovia tenha mão dupla. A secretaria diz também que aumentou a segurança dos ciclistas ao fazer a conexão com o viaduto do Chá, em frente à sede da prefeitura, e que a Líbero Badaró ganhou vagas especiais para deficientes e idosos.

A criação de novas vagas de Zona Azul na rua Líbero Badaró não deveria ser prioridade para a administração pública. Esta é a opinião do engenheiro de tráfego Ivan Whately. Ele, que foi assessor especial da
Secretaria Municipal de Transporte, entende que a prioridade municipal tem de ser os pedestres.

"Não estamos precisando criar vagas para estacionamento de veículos de transporte individual. Precisamos pensar na ampliação do passeio para os pedestres na Líbero Badaró", afirma.

Segundo Whately, parece não haver engenharia na execução das medidas de trânsito na capital.

"O pedestre é sempre preterido. Tem de ter segurança para o pedestre. Ele é o primeiro elo de segurança quando falamos de engenharia de trânsito".

ZONA SUL

A ciclovia da avenida Domingos de Morais, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), vai ganhar um novo trajeto. A informação foi dada pelo secretário de transportes Sergio Avelleda.

O novo percurso vai pela Domingos de Morais, na altura da avenida Lins de Vasconcelos, até a alameda Boninas, onde se encontra com a ciclovia que já existe hoje.

Inaugurada em 2014, ela seguia por ruas paralelas à avenida Domingos de Morais por conta das obras do metrô na região.


Endereço da página:

Links no texto: