Folha de S. Paulo


Adolescente é morto em dia de operação da Polícia Militar na Rocinha

Ricardo Borges/Folhapress
UPA da Rocinha teve seu funcionamento prejudicado pelos constantes confrontos na região

Um adolescente de 15 anos foi morto nesta sábado (16) na Rocinha, na zona sul do Rio.

De acordo com testemunhas, ele foi atingido por um tiro de fuzil quando estava dentro de uma quadra na comunidade.

Desde o início do sábado, a Polícia Militar realizava operação na Rocinha. Segundo a nota, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) tentavam "levar estabilidade à área".

Segundo a PM, os militares aprenderam na ação um fuzil AK-47 e "o suspeito estava usando uma bermuda com a inscrição 'Amigos do Rogério 157'" - chefe do tráfico preso no início de dezembro.

Familiares negaram que o jovem integrava o tráfico local e acusam os militares pelo tiro. Eles informaram que o adolescente estava na quadra para jogar futebol.

Depois do jovem ser baleado, os parentes disseram que foram impedidos pelos policiais de prestar socorro.

A morte do adolescente será investigada pela Divisão de Homicídio (DH) da capital, na Barra da Tijuca. Nas redes socais, moradores postaram vídeos e texto de vários tiroteios na comunidade neste sábado.

No dia 6, a Polícia Civil prendeu Rogério 157 na comunidade do Arará, na zona norte da cidade, durante uma megaoperação das forças policiais em comunidades da capital fluminense.

Ele é apontado como um dos responsáveis por uma disputa territorial na favela da Rocinha, na zona sul, que tem provocado mortes e afetado o acesso dos moradores a serviços.

A disputa já deixou mais de 20 mortos desde setembro.


Endereço da página:

Links no texto: