Folha de S. Paulo


Estações da linha 5-lilás funcionarão até a meia-noite a partir desta segunda

As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da linha 5-lilás do metrô, vão passar a funcionar no horário comercial (das 4h40 à meia-noite) a partir desta segunda-feira (27), de acordo com a companhia do governo estadual sob a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

As três estações foram inauguradas em setembro e estavam operando em horário reduzido (9h às 16h). Com o novo horário de funcionamento, a passagem deixa de ser gratuita e passa a ser cobrada a tarifa de R$ 3,80.

Com o novo organograma de operação, a linha 5-lilás passará a contar com dez estações e 13 km de extensão, do Capão Redondo ao Brooklin (zona sul de SP).

Projetada nos anos 1990, a linha 5-lilás começou a funcionar em 2002 e tem sofrido com constantes atrasos na inauguração de suas obras, além de suspeitas de fraudes em licitações.

Outras seis estações da linha, que tinham previsão de inauguração até dezembro deste ano, tiveram mais um atraso nas obras. Entre elas as estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que farão conexão com as linhas 1-azul e 2-verde, respectivamente.

Os novos prazos são de janeiro de 2018 para a estação Eucaliptos, e fevereiro para as paradas Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo. As estações Santa Cruz e Chácara Klabin ficariam só para abril. A estação Campo Belo seria entregue em dezembro do ano que vem.

A linha 5 atualmente faz conexão apenas com a linha 9-esmeralda da CPTM, na estação Santo Amaro.


Endereço da página:

Links no texto: