Folha de S. Paulo


Funcionários de terminal envolvidos em agressão a ator negro são afastados

Funcionários do terminal Parque Dom Pedro 2º, acusados de racismo pelo ator Diogo Cintra, foram afastados das suas atividades na tarde deste sábado (18).

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, todos os seguranças que aparecem em imagens das câmeras de segurança no momento em que o ator pediu ajuda vão ficar longe do trabalho até o fim das investigações.

A pasta não soube precisar o número de funcionários afastados.

Na madrugada de quarta-feira (15), o jovem estava a pé a caminho do terminal quando foi abordado por dois homens que queriam roubar seu celular. Assustado, Cintra correu até as catracas e disse a uma das seguranças que estava sendo assaltado.

"Estava a pé quase chegando ao terminal Parque Dom Pedro 2º, para pegar um dos três ônibus até a minha casa, quando fui abordado por dois homens. Eles perguntaram o que eu tinha para lhes dar e logo percebi que se tratava de um assalto. Como estava perto do terminal, vi que dava para correr em busca de segurança e foi o que fiz."

De acordo com o ator, os funcionários ignoraram seus pedidos de socorro e ainda o confundiram com um assaltante.

"Apareceram mais três homens com paus nas mãos e três cachorros. Eles disseram aos seguranças que eu tinha tentado assaltá-los. Eu insistia que não havia feito nada, mas não tinha poder de fala diante dos agressores. Eles convenceram os funcionários do terminal que eu devia pagar pelo roubo, apesar de nunca o ter cometido."

"Os seguranças olharam impassíveis quando os homens me pegaram pelo braço e me levaram para fora em direção ao rio Tamanduateí que passa lá do lado. Já era começo da manhã e havia outros passageiros nas plataformas, mas ninguém me ajudou."

Ele foi espancado por um grupo de cinco homens, que lhe roubaram o celular e a carteira. O ator contou que levou socos e pontapés pelo corpo, além de pauladas e mordidas de cachorro.

"Foi nesse momento que começaram as agressões. Tomei socos pelo corpo todo e pauladas na cabeça. Gritava e implorava para que parassem, mas eles continuavam com as agressões e os xingamentos. Ofereci que levassem meu celular na tentativa de me livrar daquela situação, mas não adiantou. Eles roubaram minha carteira também."

"Em um momento, me deixaram correr e foi quando soltaram os cachorros para cima de mim. Tomei diversas mordidas nas pernas, braços e pés. Os cachorros até arrancaram o sapato que eu estava usando. Não sei dizer quanto tempo tudo isso durou, até uma moça que fazia parte do grupo espantar os cachorros e pedir para pararem de me bater. Finalmente, me deixaram ir."


Endereço da página:

Links no texto: