Folha de S. Paulo


Passarela de Congonhas é reinstalada após 2 anos e interdita avenida em SP

Reprodução/Google Street View
Estrutura de andaime colocada para substituir a passarela será substituída entre 18 e 20 de novembro
Estrutura de andaime colocada para substituir a passarela será retirada entre 18 e 20 de novembro

Trechos da avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo, serão interditados neste final de semana para a reinstalação da passarela do aeroporto de Congonhas.

No sábado (18), o trânsito será bloqueado sentido bairro, das 23h às 4h de domingo (19). No domingo, sentido centro, das 23h às 4h de segunda (20).

Projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas em 1974, a passarela é utilizada para atravessar a via até o aeroporto. Toda de ferro, a estrutura pesa 55 toneladas e têm 75 metros de extensão, dividida em quatro peças.

A estrutura chega de Pindamonhangaba (145 km de São Paulo) para a Washington Luís, via expressa que integra o Corredor Norte-Sul. A passarela foi interditada em 2015, após quatro colisões. Cerca de 3.000 pessoas circulam pelo local diariamente.

Em 2015, um laudo da prefeitura mostrou que a passarela Comandante Rolim Amaro estava em "estado de iminência de ruptura brusca". A travessia recebeu então um escoramento.

Em 2014, a Folha mostrou que, depois de dez anos de discussões sobre a reforma da travessia, a prefeitura removeria a passarela. Em 2005, a gestão José Serra (PSDB) também anunciou a reforma e a adaptação da estrutura, com instalação de cobertura e elevadores. Nenhuma das duas saiu do papel.

Já em 2013, um engenheiro vistoriou a passarela a pedido da Folha e afirmou que ela "deveria ser interditada" já naquela época. Segundo ele, "além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto". Vagner Landi ainda afirmou que "o movimento intenso de veículos na avenida provoca trepidação, que, aliada a rajadas de vento, podem, no limite, derrubar a estrutura".


Endereço da página:

Links no texto: