Folha de S. Paulo


Após semana de calor, temperatura cai e feriado será de chuva em São Paulo

Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress
Pedestres enfrentam frio na avenida Paulista em São Paulo (SP), em outubro deste ano
Pedestres enfrentam frio na avenida Paulista em São Paulo (SP), em outubro deste ano

Após uma semana de dias ensolarados e temperaturas altas, a frente fria 'reservou' o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira (20), para trazer chuva, rajadas de vento e frio para o Estado de São Paulo.

A frente fria, que ainda passa pelo Paraná, já deu indícios de sua aproximação na tarde desta sexta-feira (17), com uma forte chuva que deixou as zonas norte, sul, sudeste, oeste e o centro em estado de atenção para alagamentos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o temporal desta sexta também causou reflexos no trânsito paulistano. Por volta das 16h, a cidade acumulava 103 km de congestionamentos. A média de filas de veículos nesse horário varia entre 60 km e 94 km.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão da prefeitura, o sábado (18) deve ter algum resquício do calor e sol entre nuvens registrados durante a semana, com os termômetros variando entre 19°C e 31ºC. São esperadas pancadas de chuva isoladas durante o dia.

No domingo (19) a frente fria se estabelece e o tempo fica fechado e chuvoso, o que favorece a queda da temperatura, que oscila entre 18°C e 22°C. O feriado da segunda (20) também deve ter dia encoberto, com chuva um pouco mais fraca e temperaturas com mínima de 17ºC e máxima de 21°C.

De acordo com o CGE, o tempo deverá continuar instável durante a próxima semana e há risco elevado de enchentes e deslizamentos de terra no Estado.


Endereço da página: