Folha de S. Paulo


Homem morre agredido em SP após defender irmã transexual de violência

Reprodução/Facebook
Jovem morreu em briga após defender irmã vítima de transfobia na zona sul de SP
Jovem morreu em briga após defender irmã vítima de transfobia na zona sul de SP

Um feirante morreu nesta quarta-feira (8) após ser agredido enquanto defendia a irmã, transexual, no Jardim São Luís, zona sul de São Paulo.

Conforme o relato da irmã que consta no boletim de ocorrência, ela estava na rua Geraldo Fraga de Oliveira mexendo em seu celular quando um homem chegou e ameaçou jogar a bicicleta em cima dela. O irmão, Petherson Roberto dos Santos Vicente, 24, tentou defendê-la e teve início uma discussão com o agressor.

Durante a discussão, Petherson deu um soco no homem e os dois começaram a brigar. Ainda segundo o relato do BO, o feirante bateu a cabeça quando os dois caíram no chão e o assassino seguiu dando socos em sua cabeça, fugindo de bicicleta na sequência.

Foi chamada ambulância, mas Pheterson morreu no local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o autor do crime, que não teve a identidade revelada, foi identificado e contra ele foi expedido um pedido de prisão temporária que será analisado pela Justiça.

TRANSFOBIA

Apesar da vítima não ter sido a transexual, o ataque a ela é um exemplo da intolerância no Brasil. O país ocupa o primeiro lugar em homícidios de LGBTs na América. Só de transgêneros, foram 53 assassinatos registrados no primeiro quadrimestre de 2017, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2016.

"Lembro muito bem quando a vi jogada no chão, com o cérebro para fora. Isso é muito comum na rua. Tenho cicatrizes por todo o corpo das facadas e das pauladas que levei. O medo de morrer me tirou da prostituição", disse em maio a transgênero Rubi de La Fuentes à Folha, sobre uma amiga travesti.


Endereço da página:

Links no texto: