Folha de S. Paulo


Presos explodem muro com dinamites e fogem de cadeia em Palmas, TO

Reprodução/TV Globo
Buraco feito em muro após explosão de dinamites em unidade prisional do Tocantins
Buraco feito em muro após explosão de dinamites em unidade prisional do Tocantins

Vinte e dois detentos fugiram da Casa de Prisão Provisória de Palmas, a capital do Tocantins, na noite deste domingo (5).

De acordo com a secretaria de Cidadania e Justiça, que administra o sistema prisional do Estado, os presos cavaram um buraco para chegar até o pátio da unidade. Na sequência, usaram dinamites para explodir o muro do presídio.

Dos 22 fugitivos, 14 foram recapturados e oito continuavam foragidos na manhã desta segunda-feira (6). A Polícia Militar informou que após a explosão do muro conseguiu evitar a fuga de outros dez detentos.

As buscas aos foragidos conta com o apoio do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que concentra esforços numa região de mata fechada bem próxima da unidade prisional.

Um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias da ocorrência. A Casa de Prisão Provisória estava superlotada. Antes da fuga, tinha capacidade para 260 presos, mas abrigava 664.

PÂNICO

A fuga dos detentos causou pânico generalizado entre os palmenses. Em mensagens trocadas via celular e nas redes sociais circularam informações de que capital estava sofrendo uma onda de assaltos, com arrastões, e tiroteios.

A PM classificou a informação de boato e disse, por meio de nota, que o policiamento das ruas e da entrada da capital foi reforçado. "Ressaltamos que não houve nenhum ato de desordem pública, nenhuma ocorrência de arrastão e tão pouco tiroteio em Palmas."


Endereço da página: