Folha de S. Paulo


Doria cria nova secretaria e escala vice para articulação política da prefeitura

Divulgação/Prefeitura de SP
João Doria com o vice Bruno Covas em reunião no início do mês; demissão de adjunto gerou mal estar
João Doria com o vice Bruno Covas em reunião realizada no mês de outubro

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (1º) a criação de uma nova secretaria, a da Casa Civil, para acomodar o vice-prefeito Bruno Covas (PSDB). Ele cuidará da articulação política do governo. 

Com elogios a Covas e claque de correligionários, o evento foi uma tentativa de demonstrar que o vice sai por cima da pasta de Prefeituras Regionais, após o desgaste inicial com a medida.

Covas enumerou medidas que considera positivas de sua gestão, como aumento da fiscalização de panfletagem, apesar da piora nos indicadores de zeladoria. Ele também criticou "fofoqueiros de plantão" que teriam apostado na divisão entre ele e Doria. "Aqui é só soma". 

"Tenho total convicção que deixei a secretaria numa situação melhor que encontramos", disse Covas. "E queria dizer infelizmente alguns fofoqueiros de plantão quiseram plantar a notícia de que a nossa relação tem qualquer tipo de afastamento. Na aritmética da minha relação com o prefeito João Doria, quem apostar na divisão vai perder", afirmou.

Muitos funcionários das Prefeituras Regionais, em horário de expediente, participaram do evento e entoaram o nome de Covas durante vários momentos. Doria afirmou que não estava insatisfeito com "nada", mas que a gestão na pasta pode melhorar.

MINIRREFORMA

A transferência de Covas fez parte de uma espécie de minirreforma. O secretário de Governo, Julio Semeghini, que fazia a articulação política, será mudado de função. Ele passará a atuar em uma função mais interna na gestão do governo, como à frente de ações intersecretariais.

O advogado Eduardo de Castro assume a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, no lugar de Fernando Von Zuben, que volta a ser adjunto.

Claudio Carvalho, que cuidava da Secretaria de Investimento Social, assumirá as Prefeituras Regionais. A antiga pasta responsável pelas doações será extinta e terá funções incorporadas em sua nova secretaria.

Milton Persoli deixa cargo de direção na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e será adjunto das Prefeituras Regionais. Ele assumirá o lugar de Fabio Lepique –homem de confiança de Bruno Covas, que foi demitido por Doria.

Para o prefeito João Doria, a mudança apenas estrutura melhora a atual gestão. "A população fez algumas reivindicações e todos nós temos de estar mobilizados. Nosso desempenho é um bom desempenho. Mas do bom você pode chegar no ótimo, do ótimo ao excelente", afirmou Doria.


Endereço da página:

Links no texto: