Folha de S. Paulo


Após incêndio, Chapada dos Veadeiros (GO) será reaberta nesta quarta (1º)

O Parque Chapada dos Veadeiros, em Alto do Paraíso de Goiás (GO), será reaberto normalmente à visitação nesta quarta-feira (1º) após o grande incêndio que destruiu 28% da unidade de conservação ambiental.

O local estava fechado para turistas desde o incêndio que começou no dia 18 de outubro e foi totalmente extinto nesta terça (31). O trabalho de combate ao incêndio mobilizou Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, policiais rodoviários federais, FAB (Força Aérea Brasileira), brigadistas do ICMBio e do Ibama, além de voluntários.

O incêndio que atingiu a Chapada é considerado o pior da história do parque desde a sua ampliação. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o local, o fogo atingiu mais de 66 mil hectares.

Segundo o coordenador de prevenção e combate ao fogo do ICMBio, Christian Berlink, o incêndio foi criminoso e quem colocou o fogo sabia o que estava fazendo, iniciando numa área do parque onde o instituto não estava atuando e aproveitando a direção do vento para que o fogo espalhasse rapidamente.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 com 625 mil hectares de área protegida, sob o nome Parque Nacional do Tocantins. Ao longo dos anos, a reserva teve seus limites reduzidos, até chegar em 65 mil hectares em 1981. Em junho deste ano, a área foi ampliada para 240 mil hectares.

FUNCIONAMENTO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros funciona de terça a domingo. A entrada é das 18h às 12h e a saída às 18h.

Em casos de feriado na segunda-feira, o local abre, mas fecha no primeiro dia útil subsequente.

Nos meses de férias escolares, janeiro e julho, o parque fica aberto todos os dias.


Endereço da página:

Links no texto: