Folha de S. Paulo


Policiais matam e morrem mais no Brasil, mostra balanço de 2016

Disparou o número de pessoas mortas em decorrência de intervenções policiais no Brasil, segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (30). São 4.224 casos, maior número registrado pela entidade, e uma alta de 27% em relação ao ano anterior, que registrou 3.330 casos do tipo.

As maiores taxas desses crimes foram registradas no Amapá (7,5 casos por 100 mil habitantes), Rio de Janeiro (5,6 casos por 100 mil habitantes) e Sergipe (4,1). A taxa média do país é de 2 casos a cada 100 mil habitantes.

O perfil padrão desses mortos é homem, jovem e negro –99,3% dos mortos em ocorrências policiais são homens, 82% têm entre 12 e 29 anos (17% entre 12 e 17 anos) e 76% são negros, segundo levantamento do Fórum.

"Esses dados são graves porque mostram o quanto a juventude está vulnerável à ação da polícia, e a gente sabe que muitos desses casos não são investigados, então não sabemos o quanto desses casos policiais usaram de fato a força legítima, e quantos foram de fato execuções", diz a diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno.

Entre 2009 e 2016, 21.897 foram mortos nessas ocorrências –que não incluem chacinas e outros homicídios, apenas casos em que a morte aconteceu durante ação policial.

"Nós temos jornadas extenuantes, policiais trabalhando sem equipamento obrigatório, com colete vencido, armamento ultrapassado", diz o policial militar e pesquisador do Fórum Elisandro Lotin. "Temos uma sobrecarga de trabalho, desgaste físico e mental dos profissionais hoje nas ruas. Por conta de uma pressão interna e externa. Porque, para a sociedade, bandido bom é bandido morto, e o Estado somatiza isso. Na concepção do policial, ele está fazendo a coisa certa", afirma.

Mortes decorrentes de intervenções policiais - Taxa por 100 mil habitantes

MORTES DE POLICIAIS

Também cresceu o número de policiais civis e militares vítimas de homicídio. Foram 437 em 2016, aumento de 17,5% em relação às 372 mortes em 2015.

O perfil: 31% têm entre 30 e 39 anos, 33%, entre 40 e 49 anos e 21%, entre 50 e 59 anos. A maior parte é negra (56%). Brancos são 43% dos policiais mortos. O dado considera apenas agentes na ativa.

"Boa parte desses policiais morrem em bicos –na necessidade de complementar a renda prestando outros serviços– ou são executados justamente por serem policiais ou vão reagir a um roubo por estarem armados", afirma Bueno "O que a gente exige dos nossos policiais? Essa ideia de que o policial é policial 24 horas é uma falácia, que só o coloca em estado de mais vulnerabilidade. Ele é policial no serviço. Fora de serviço, ele precisa ter seus direitos respeitados como um cidadão comum."

Policiais mortos, em serviço e fora de serviço - Por grupo de mil policiais da ativa

Cresceu também o número de mortes violentas registradas no Brasil, chegando a 61.619 em 2016, uma média de sete pessoas assassinadas por hora. A taxa de mortes violentas foi de 29,9 assassinatos por 100 mil habitantes. No Nordeste, ela é ainda maior: os três Estados com maiores números são Sergipe (64), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9).

Mortes violentas intencionais


Endereço da página:

Links no texto: