Folha de S. Paulo


Outros dois macacos mortos têm febre amarela confirmada em São Paulo

Outros dois macacos encontrados mortos na zona norte de São Paulo receberam confirmações de presença do vírus da febre amarela. A informação foi confirmada neste sábado (28) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Agora, já são três casos da doença em animais confirmados na região. No último dia 20, um macaco encontrado morto no Horto Florestal, na zona norte, foi testado com resultado positivo para a febre amarela. Como medida preventiva, a Secretaria de Estado da Saúde fechou o local.

Não foram registrados casos em humanos na cidade.

Apesar disso, nesta sexta-feira (27), a prefeitura de São Paulo decidiu ampliar para todas as unidades básicas de saúde da zona norte a vacinação contra a doença.

FEBRE AMARELA

CAMPANHA

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo iniciou, em suas redes sociais, uma campanha para que a população não maltrate os animais.

"Os primatas são tão vítimas da doença quanto nós e não nos transmitem o vírus. Da mesma forma, não é possível pegar a doença ao entrar em contato com uma pessoa infectada, uma vez que não é uma doença contagiosa", diz o texto publicado na última sexta (27).

Se um animal morto for visto, a recomendação é entrar em contato com o Cemacas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres) pelo telefone 3885-6669.


Endereço da página:

Links no texto: