Folha de S. Paulo


Após críticas a zeladoria, Doria demite secretário responsável pela área

Bruno Poletti - 29.mai.2015/Folhapress
Fabio Lepique, que deixará o cargo de secretário-adjunto das Prefeituras Regionais
Fabio Lepique, que deixará o cargo de secretário-adjunto das Prefeituras Regionais

Em meio a críticas relacionadas à zeladoria da cidade, o prefeito João Doria (PSDB) resolveu demitir o responsável por essa área na administração municipal.

Fabio Lepique é o secretário-adjunto das Prefeituras Regionais, subordinado direto do tucano Bruno Covas, titular da pasta e vice-prefeito –que, nesta semana, retornou de uma viagem de 11 dias à França. Além da questão da limpeza da cidade, Lepique também se desgastou após atritos com homens de confiança do prefeito.

Conforme revelou a Folha, a atual gestão recolheu 6% menos toneladas de sujeira em São Paulo nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", outras sete ações de zeladoria, como reparos de calçadas e limpeza de pichações também pioraram.

Os problemas relacionados à limpeza da cidade têm sido usados para atacar as pretensões eleitorais de Doria.

A questão acabou virando munição para rivais de Doria, como o ex-governador Alberto Goldman (PSDB). "Os jornais mostram que a situação é calamitosa em todos os bairros de São Paulo. Enquanto isso, o prefeito é candidato a presidente, só viaja, recebendo homenagens de cidades com as quais não tem nenhuma relação, pelas quais nunca fez nada", afirmou.

Logo após queda de nove pontos em sua aprovação mostrada pelo Datafolha no dia 10, Doria se reuniu a equipe de regionais para apresentar um novo modelo, em que haverá seis microrregiões e 'supersecretários' que terão poder para fiscalizar os demais.

DESGASTE

Lepique deve sair até o próximo domingo, quando Doria terá uma reunião com o vice-prefeito, Bruno Covas, em que será discutido o nome do substituto.

A Folha apurou que atritos com secretários e outros integrantes da gestão, alguns deles, na frente de Doria, contribuíram para o desgaste.

Uma discussões ocorreu porque Lepique defende que o shopping 25 seja mantido fechado. O centro de compras foi lacrado numa operação contra a pirataria que teve o subsecretário como um dos comandantes. Um secretário de Doria tem pedido a reabertura do local.

Em outro embate, Lepique se irritou quando outro chefe de uma pasta deu sugestões sobre mudanças no sistema de zeladoria, com a implementação de um software para detectar quais as áreas que sofrem mais reclamações nas áreas de limpeza, varrição e conservação de praças.


Endereço da página:

Links no texto: