Folha de S. Paulo


Armênio Mendes (1944-2017)

Mortes: Um português que deixou legado na construção em Santos

Quando chegou a São Paulo, aos 18 anos, desembarcado no porto de Santos, o português Armênio Mendes trazia pouca coisa: uma caixa com ferramentas de marcenaria e algum dinheiro.

Nascido em 1944, no vilarejo Chão de Couce, do distrito de Ansião, que possui hoje menos de 2.000 habitantes, Armênio veio ao Brasil com vontade de empreender.

Ao chegar, mudou-se para Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá, onde conseguiu seu primeiro emprego, como funcionário de um estaleiro.

Seu objetivo era juntar dinheiro para conseguir abrir o primeiro negócio. Logo se concretizou: abriu, no litoral paulista, um estacionamento de bicicletas, que funcionava também como oficina.

Foi o primeiro negócio de muitos. Com apenas 21 anos, Armênio começou foi empreender no ramo da construção civil, iniciando o que se tornaria a construtora Miramar.

As primeiras obras foram no Guarujá, mas foi na região de Santos que ganhou mais prosperidade.

As 29 mil obras feitas pela empresa em várias décadas de história incluem alguns prédios que hoje são considerados marcos do desenvolvimento econômico da baixada santista. Além de edifícios e condomínios, construiu o Brisamar Shopping, primeiro da cidade de São Vicente, o Praiamar, em Santos, e o Mendes Convention Center.

Armênio morreu na manhã de sexta-feira (13), aos 73 anos, no hospital Albert Einstein. Ele lutava contra um câncer na região abdominal havia dois anos. Deixa a mulher, três filhos e netos. A prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: