Folha de S. Paulo


Corpo de moradora de rua é achado com marcas de tiros em Copacabana

Uma moradora de rua foi encontrada morta em Copacabana, na zona sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo a Polícia Civil, ela foi morta a tiros. Seu corpo foi encontrado na avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das mais movimentadas do bairro. Moradores dizem que ela era conhecida na região como Jaqueline.

O corpo dela foi enviado ao IML (Instituto Médico Legal) para identificação e o caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Em agosto, também em Copacabana, condôminos de um prédio residencial instalaram um "chuveirinho" improvisado sob a marquise de um edifício para espantar moradores de rua que costumam se abrigar no lugar. Em crise, o Rio pós-olímpico enfrenta aumento de moradores de rua.

No último levantamento, a Prefeitura do Rio, sob a gestão Marcelo Crivella (PRB), havia contabilizado 8.529 pessoas em situação de rua nos primeiros quatro meses do ano. A tendência é de alta: só em janeiro, foram registrados 1.031, 78% mais que os 580 do mesmo período de 2016.

No último balanço anual, de 2016, quando houve Jogos Olímpicos no Rio, foram contabilizados 14.279 –número que deve crescer neste ano, segundo técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

As crises no Estado, no município e na economia nacional são apontadas como hipóteses de causas do fenômeno -tanto devido a alta do desemprego como à queda de serviços públicos.


Endereço da página:

Links no texto: