Folha de S. Paulo


Doria promete distribuir 'comida de astronauta' para erradicar fome em SP

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em vídeo publicado na internet nesta semana que distribuirá uma espécie de "comida de astronauta" para moradores de comunidades pobres da cidade. Em viagem a Milão nesta quinta (12), o tucano defendeu a "alta qualidade" do produto, após ser questionado sobre a opinião de alguns nutricionistas que criticam a iniciativa e a chamam de "ração humana".

O produto batizado de Allimento é feito pela empresa Plataforma Sinergia, que, segundo a gestão Doria, doará os alimentos processados. Segundo o site da companhia, eles estão "em datas críticas de seu vencimento ou fora do padrão de comercialização, razões que não interferem em sua qualidade nutricional ou segurança".

Segundo o site, esse composto chamado de farinata é resultado de um sistema de beneficiamento de alimentos que não são comercializados por indústrias, supermercados e varejo em geral, desenvolvido ao longo de anos de pesquisa. O produto final, uma espécie de granulado alimentar que o prefeito associou a um biscoito de polvilho, tem, sempre segundo a empresa, dois anos de vida útil com a preservação das propriedades nutricionais originais.

O alimento é distribuído como alternativa ao combate à fome em países que enfrentam insegurança alimentar ou foram atingidos por catástrofes naturais ou humanitárias.

COMIDA DE ASTRONAUTA

Após reunião com empresários em Milão, Doria aproveitou para defender o programa de distribuição do composto alimentar apresentado nesta semana pela prefeitura, que foi classificado como "ração" por alguns nutricionistas.

"Isso é um trabalho de anos, elaborado com um enorme cuidado. Foi submetido à Prefeitura de São Paulo com todos os respaldos de universidades e cientistas", disse o tucano. "O alimento é liofilizado, o mesmo que os astronautas consomem em missões espaciais. O gosto é bom, eu experimentei. Tem vários sabores, inclusive", defende.

Doria minimizou a polêmica: "Eu credito isso [as críticas] à falta de informação ou a um sentimento ideológico de querer criticar o que deveria ser estudado."

INTERLAGOS

Doria, que se encontraria nesta sexta (13) com representantes da Pirelli, disse que pretende atrair a empresa italiana para o processo de privatização do autódromo de Interlagos. "O tema base da nossa conversa é a privatização do autódromo de Interlagos. Uma das nossas motivações da visita aqui é estimular que a Pirelli faça parte deste grupo e integre o leilão", disse.

Após as declarações do prefeito, a empresa soltou nota: "O CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, e o prefeito de São Paulo, João Doria, tiveram uma reunião muito produtiva nesta sexta-feira, em Milão. Sobre o projeto da venda do Autódromo de Interlagos para a inciativa privada, a Pirelli aprecia a iniciativa do prefeito e o apoiará em seus esforços para encontrar investidores, ainda que a empresa não contemple em sua estratégia um envolvimento direto nessa questão, no momento".


Endereço da página:

Links no texto: