Folha de S. Paulo


Alckmin supera Doria na preferência do paulistano para a eleição de 2018

Marlene Bergamo/Folhapress - 28.set.2017
Governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria na cerimônia de entrega do 62º Prêmio
Governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria em evento da Fundação Bunge em São Paulo

A pesquisa do Datafolha traz um dado que vai apimentar a disputa interna no PSDB: os paulistanos preferem o governador Geraldo Alckmin como o candidato à Presidência pelo partido em 2018. Para 45%, ele é o melhor nome, enquanto 31% apontam o prefeito João Doria como o preferido. Descartam ambos 20% dos ouvidos.

Doria foi tirado da cartola por Alckmin para a disputa em 2016, derrotando o então tucano Andrea Matarazzo nas prévias do partido. Desde que assumiu e ganhou projeção nacional, o prefeito começou a ensaiar um voo solo animado por pesquisas que o colocavam em pé de igualdade com Alckmin numericamente, e com potencial de crescimento baseado no desconhecimento de seu nome.

Assim, o prefeito encampou o discurso de que o PSDB deveria usar pesquisas eleitorais para definir o melhor nome para a disputa. Há três meses, começou uma série de viagens nacionais para se expor mais, o que embutia o risco natural de perder popularidade em casa.

Até aqui, só o ônus foi provado. Além do tombo na aprovação, não se descolou de Alckmin na disputa nacional –ambos somaram 8% em simulações feitas pelo Datafolha na semana retrasada.

A avaliação dos dois tucanos, aliás, se igualou no levantamento feito agora na capital. O governador subiu de 27% para 31% de ótimo/bom, enquanto o prefeito caiu para 32%. Reprovam Alckmin 28%, e 40% veem sua gestão como regular –Doria marca 26% e 40%, respectivamente.

Essa igualdade é registrada também na nota média dada pelos entrevistados aos tucanos. Ambos cravam 5,4 no gosto do paulistano, embora Alckmin suba e Doria desça em relação à pesquisa do Datafolha de junho.

Datafolha avaliação do prefeito Joao Doria

OUTROS PREFEITOS

Apesar de experimentar uma queda acentuada em sua aprovação, os números de Doria à frente da prefeitura estão melhores do que os registrados pela maioria de seus antecessores em períodos semelhantes.

Não é possível fazer comparação ampla pois não há séries históricas idênticas para os nove primeiros meses de mandato, mas Doria tem desempenho semelhante ao do também tucano José Serra em 2005.

Naquele ano, o tucano tinha 30% de aprovação. A diferença é que ele vinha numa curva ascendente, enquanto o atual prefeito vem na descendente. No fim de 2009, Gilberto Kassab (PSD) marcava 36% de ótimo/bom, também num viés de queda, encerrando o mandato com aprovação de 19%.

Outros titulares da prefeitura tiveram desempenhos piores. O antecessor de Doria, Fernando Haddad (PT), amargava índices na casa dos 18% de ótimo e bom no segundo semestre de 2013, mas ele havia passado pelos protestos de junho daquele ano, que erodiram a popularidade de todos os níveis de governo –o petista nunca se recuperou e foi derrotado por Doria em 2016 com meros 16% do eleitorado a seu favor.

Jânio Quadros, Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Kassab ao completar o mandato de Serra e Marta Suplicy registraram índices inferiores aos de Doria em etapas semelhantes do governo.

ACERTOS

Segundo a pesquisa Datafolha de agora, o maior acerto da gestão Doria está na área de limpeza e coleta de lixo –alvo de sua ação Cidade Linda, de zeladoria em pontos visíveis da cidade. Para 11% dos ouvidos, o governo vai bem na área, contra 15% que achavam isso em abril.

As doações empresariais à cidade continuam sendo malvistas pelos moradores. Para 46% dos paulistanos, elas não são transparentes (eram 45% em junho). Já 9% as veem como transparentes.

O centro, alvo da ação contra a cracolândia encabeçada pela prefeitura e governo do Estado, é a região da cidade em que o prefeito recebe as melhores avaliações.

A pesquisa Datafolha ocorre também no momento em que o prefeito consegue avançar na Câmara os principais pontos de seu programa de concessões e privatizações.

Já foram aprovados e no aguardo da publicação dos editais as concessões, por exemplo, de terminais de ônibus, Bilhete Único, parques e o Mercadão, por exemplo.

As privatizações de Anhembi e Interlagos ainda precisam passar pela avaliação dos vereadores.

Datafolha - Avaliação gestão Doria - Prefeitura de São Paulo - Outubro - Out.2017 - NOVE MESES DE GESTÃO DORIA - Como os paulistanos avaliam o mandato do tucano na Prefeitura de São Paulo até agora
Datafolha - Avaliação gestão Doria - Prefeitura de São Paulo - Outubro - Out.2017 - AVALIAÇÃO DO PREFEITO - Como outros prefeitos foram avaliados e como paulistanos veem diferentes pontos da gestão Doria

Endereço da página:

Links no texto: