Folha de S. Paulo


Para maioria no Rio, usuário tem mais culpa pela violência do que traficantes

Mais da metade dos moradores do Rio acredita que os usuários de droga são mais responsáveis pela violência na cidade do que os traficantes.

São 53% os que concordam total ou parcialmente com essa afirmação, contra 44% que discordam (2% não concordam nem discordam).

Esse pensamento tem maior aderência entre os maiores de 60 anos de idade (59%) e os mais ricos (64%) –com renda familiar mensal maior que dez salários mínimos. Ele é também mais comum entre os brancos (58%).

Os mais jovens, de 16 a 24 anos, são os que mais rejeitam essa ideia. Entre eles, o índice de concordância cai para 35%.

Os dados são de pesquisa Datafolha realizada nos dias 3 e 4 de outubro, com 812 moradores da cidade do Rio maiores de 16 anos. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou menos.

Pesquisa Datafolha sobre sensação de insegurança no Rio de Janeiro

Ainda com relação aos desdobramentos da violência, a maioria dos entrevistados (71%) acha que moradores de áreas de tráfico muitas vezes ajudam os traficantes e prejudicam o trabalho da polícia –25% discordam disso, e 3% não souberam responder.

Mais da metade (61%) discorda que a legalização e regularização das drogas seriam uma boa solução para reduzir a violência no município. Outros 35% aderem a essa ideia, total ou parcialmente.

O Rio enfrenta uma grave crise financeira, com cortes de serviços e atrasos de salários de servidores, e está perto de um colapso na segurança pública. Para 74% dos entrevistados, o desempenho do governo Luiz Fernando Pezão (PMDB) na área de segurança tem sido ruim ou péssimo -21% o consideram regular e 5%, ótimo ou bom. Essa sensação está nas ruas: 90% se dizem inseguros ao caminhar à noite pela cidade.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: