Folha de S. Paulo


Fernando Augusto Albuquerque Mourão (1934-2017)

Mortes: Colega de revolucionários e africanista pioneiro no Brasil

Divulgação/Escola Paulista de Magistratura
Fernando Augusto Albuquerque Mourão (1934-2017)
Fernando Augusto Albuquerque Mourão (1934-2017)

Em discurso representando os estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra, o jovem Fernando Albuquerque Mourão saudou o presidente Café Filho, que visitava Portugal em 1955.

Muitos bacharéis em direito teriam construído uma carreira jurídica ou política a partir de uma formalidade dessas. A fala de Mourão, no entanto, se deu em um momento de ruptura em sua trajetória pessoal –paulatinamente, ele se afastava do estudo das leis para imergir na pesquisa sobre a África.

O contexto era propício: movimentos nacionalistas afloravam naquele continente e Mourão vivia na metrópole. Era integrante da Casa dos Estudantes do Império, agremiação da qual participaram nomes como Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, e Amílcar Cabral, líder da independência de Guiné Bissau.

Seus membros foram perseguidos pela ditadura salazarista, acuada pela iminente descolonização. Mourão regressou ao Brasil.

Por aqui, revolucionou a forma de se estudar a África, antes baseada em modelos europeus. Em 1965, ajudou a fundar o Centro de Estudos Africanos da USP. Em 1971, tornou-se titular da cadeira de sociologia da universidade.

Também antecipou a necessidade criar uma política externa voltada aos países de lá. "Foi interlocutor de alto nível dos governos brasileiros com africanos. Sua presença em toda África, Angola em especial, é notável", diz Alysson Mascaro, professor de filosofia do direito da USP.

Morreu no último dia 30, aos 83. Deixa mulher, dois filhos, netos e bisneto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: