Folha de S. Paulo


Após 38 dias de secura, São Paulo volta a ter chuva na noite desta sexta-feira

Danilo Verpa/Folhapress
Poluição no céu de São Paulo nesta segunda-feira (18)
São Paulo completa 39 dias sem chuva na sexta; precipitação ocorre à noite

Depois de 38 dias de secura, a cidade de São Paulo deve voltar a ter chuva nesta sexta (29). O dia ainda começa com sol e aumento de temperatura, com mínima prevista de 17°C e máxima que não deve ultrapassar os 26°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A umidade, porém, será elevada e pode ir de 50% a 90%.

A chuva deve ocorrer na noite de sexta sob o formato de pancadas por toda a Grande São Paulo, com rajadas de vento. A partir da madrugada de sábado (30), as precipitações ocorrem de maneira mais generalizada, com raios, vento forte, e podem gerar alagamentos. O sábado deve ser chuvoso, com mínima prevista de 16°C e máxima de 23°C. A umidade do ar deve se manter acima dos 75%.

FIM DA SECURA

Nesta quinta-feira (28), as nuvens chegaram a fechar o tempo da região metropolitana desde o meio da tarde, mas, ainda assim, apenas garoas e chuviscos foram registrados. A tarde na capital teve ventos mais fortes e queda de temperatura.

Consequentemente, houve aumento na taxa de umidade do ar, melhorando a qualidade, que vinha baixa com o predomínio do ar seco nas últimas semanas. Nas cidades de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista (para o norte da capital, sentido Jundiaí) já chegou a chover.

Os quase 40 dias sem chuva contribuíram para o aumento de queimadas na região, como o incêndio no parque do Juquery. Além disso, a baixa umidade do ar aumenta os problemas de saúde e a concentração de poluentes.


Endereço da página:

Links no texto: