Folha de S. Paulo


Romalho Gomes Sacramento (1969-2017)

Mortes: Goleiro e motorista de ambulância no sul da Bahia

Reprodução/Facebook
Romalho Gomes Sacramento (1969-2017)
Romalho Gomes Sacramento (1969-2017)

Na ambulância, Romalho Gomes tinha que encolher os braços para enganchar o volante. Em campo, atendendo por Romário, os já longos membros dobravam de tamanho: seguro e arrojado, botava medo nos atacantes do sul da Bahia.

Goleiro cigano, amarrou o burro em Itagimirim, a 97 km de Porto Seguro, no começo dos anos 2000. Com passagens por clubes de todos os cantos da Bahia e outros tantos da Paraíba, Romalho estava atrás de estabilidade.

Primeiro com um cargo na área de esportes, depois como motorista concursado da secretaria de saúde, tornou-se figura querida na prefeitura.

Como o preparo físico sempre esteve nos trinques, nunca chegou a largar o futebol: no torneio intermunicipal, que no passado revelou Bobô e Edílson, jogou até os 45.

A passagem mais destacada foi na seleção de Eunápolis, município que o acolhera no auge da carreira. De 1995 a 1997, o time profissional da cidade disputou a primeira divisão do Campeonato Baiano.

Era o piadista do grupo. "Ele fazia nossa alegria. Quando a gente jogava fora de casa e ele não viajava, não era a mesma coisa", lembra Rogério Mineiro, meia do time.

Também cartola, o goleiro presidiu a liga amadora de Itagimirim e promoveu o esporte por aqueles lados.

No último dia 24, antes de Bahia e Grêmio se enfrentarem pela 25ª rodada da Série A, o minuto de silêncio na Fonte Nova homenageou o homem que dividia seu tempo entre as luvas e a sirene.

Cinco dias antes, Romalho sofrera um grave acidente de carro na BR-101. Deixa mulher e três filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: