Folha de S. Paulo


Encalhe de baleias jubartes no Brasil chega a 97 e bate recorde neste ano

Rodrigo Baleia/Folhapress
Baleia da espécie jubarte é encontrada na praia de Itapeva (RS), em 2016
Baleia da espécie jubarte é encontrada na praia de Itapeva (RS), em 2016

Impulsionadas pelas mudanças climáticas e pelo crescimento na população, o total de baleias jubartes encalhadas na costa brasileira bateu recorde neste ano.

Dados do IBJ (Instituto Baleia Jubarte), em Caravelas (BA), apontam que o número de encalhes em 2017 já é de 97, superando o recorde anterior, de 2010, com 96.

Os encalhes são normalmente observados no período de julho a novembro, quando as jubartes chegam ao atlântico sul para atividades reprodutivas. Bahia, com 39 encalhes, é o Estado com maior número de ocorrências, seguido de Espírito Santo (29), Rio de Janeiro (14), Alagoas (8), São Paulo (4), Sergipe (2) e Rio Grande do Sul (1).

Entre as causas apontadas, segundo pesquisadores, a mais importante tem sido a influência das mudanças climáticas e o impacto disso na produção do krill (um pequeno crustáceo que é o alimento da espécie), na Antártica.

O levantamento é produzido desde 2002 pelo IBJ, que faz parte da Remab (Rede de Monitoramento e Informação de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil), coordenada nacionalmente pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade).

"Temos dados que apontam que a oferta de krill no hemisfério Sul na área de alimentação diminuiu nos últimos três anos, possivelmente influenciado pelo El Niño intenso que tivemos em 2015", disse Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do IBJ.

Baleias encalhadas - Por Estado

O consenso dos pesquisadores é que o crustáceo também foi a razão para o alto índice de encalhes no ano de 2010, número que surpreendeu a todos.

Em todo o ano passado, foram achadas 78 baleias jubartes encalhadas nas praias do litoral brasileiro, alguns dos quais no primeiro semestre. A avaliação é que o encalhe no primeiro semestre, raro, se deve a animais que permaneceram no Brasil e não fizeram o caminho de volta para as áreas polares.

As jubartes se alimentam durante o verão nas regiões polares e depois passam o resto do ano queimando a gordura que acumularam. De acordo com o pesquisador, se uma fêmea não conseguiu se alimentar direito, pode ter problemas na travessia até o atlântico sul.

Para Marcondes, a influência climática sobre a oferta de alimentação das baleias é preocupante. "É importante entender como variações climáticas podem afetar o krill e como isso se reflete na população de jubartes, pois mudanças na oferta de alimento têm potencial para impactar toda a população."

Além da questão nutricional, o aumento populacional tem sido outra causa discutida. A população de jubartes vem crescendo após ter sido quase dizimada pela caça comercial. A contagem é feita por amostragem, em sobrevoos no litoral brasileiro, na região do Banco de Abrolhos.

Em 2002, durante sobrevoo no litoral da Bahia e Espírito Santo, o IBJ estimou a população em 3.400 baleias. Em 2015, a população já tinha crescido para 17 mil.

RAIO-X DA BALEIA JUBARTE

Em 2017, conforme projeções, essa população já chegou a 20 mil indivíduos. "Com muito mais baleias no mar é esperado que tenhamos mais encalhes daquelas que morrem por causas naturais e das que morrem em função de atividades causadas pelo ser humano", disse Marcondes. Entre essas causas estão poluição, atropelamento por navios e equipamento de pesca.

Não se sabe ao certo a quantidade de baleias que morrem na travessia. A maior parte morre no mar e algumas carcaças, dependendo do vento, vão parar nas praias. Apenas 15% encalham com vida, afirmam os pesquisadores.

FILHOTES

O recorde de encalhes ainda não chega a afetar o ecossistema nem impactar na recuperação da população de baleias, mas os pesquisadores estão atentos à quantidade de filhotes que chegam às praias (52% do total).

Para Marcondes, entre as razões para isso estão o fato de estarem mais sujeitos à ação de predadores (tubarões e orcas), terem baixa imunidade e a necessidade de ficarem mais próximos da superfície e subir mais vezes para respirar.

Crescimento da população - É um dos motivos para o aumento de encalhes

Segundo ambientalistas, os filhotes só sobrevivem se estiverem com suas mães. "Se ele está aparentemente sadio, nós fazemos uma tentativa de devolvê-lo ao mar, mesmo sabendo que as chances de ele voltar a encontrar sua mãe são mínimas." As baleias adultas representam 25% dos encalhes e 23% são considerados indivíduos juvenis.

SUBESTIMADOS

Os números podem estar subestimados, já que as instituições necessitam do apoio da população para a localização dos encalhes.

Em Alagoas, o Instituto Biota de Conservação tem feito campanhas e treinado a população para a informação e cuidados com os animais ainda vivos, até a chegada do resgate.

"As redes sociais têm facilitado bastante, pois recebemos as informações de encalhes e denúncias quase em tempo real", disse Luciana Medeiros, veterinária e diretora-executiva do Biota.

Em 2016, eles reforçaram o sistema de comunicação com o lançamento de um aplicativo para smartphone, o BiotaMar, pelo qual podem ser enviadas fotos e local exato do achado. Neste ano, foram localizados oito encalhes, todos de filhotes. Apenas uma baleia foi reintroduzida no mar, mas morreu em seguida –as outras eram só carcaça.

ENCALHES DE BALEIA JUBARTENúmero de ocorrências neste ano bateu recorde

Endereço da página:

Links no texto: