Folha de S. Paulo


Para acesso de pedestres a estação no Brooklin, Doria implanta faixa verde

Rivaldo Gomes/Folhapress
SAO PAULO, SP, 20/09/2017, BRASIL, 20/09/2017 - FAIXA DE PEDESTRE NA BERRINI -11:05:18 - A rua Joel Carlos Borges, junto a estacao Berrini da CPTM, na zona sul, ganhou duas faixas para pedestres. As pistas verdes foram pintadas nos dois lados da via, junto as calcadas.(Rivaldo Gomes/Folhapress, NAS RUAS) - ***EXCLUSIVO AGORA*** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE***UOL, FOLHAPRESS E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA***FONES 32242169 E 32243342***
Faixas verdes para pedestres pintadas na rua Joel Carlos Borges, junto à estação Berrini da CPTM

A Secretaria de Mobilidade e Transportes da gestão João Doria (PSDB) pintou no asfalto duas faixas verdes exclusivas para pedestres, paralelas às calçadas, nos 150 metros da rua Joel Carlos Borges, no Brooklin (zona sul).

É a primeira vez que a gestão Doria pinta faixas verdes na rua para ampliar o espaço destinado aos pedestres. A avenida Liberdade e a rua Galvão Bueno, na Liberdade (região central), já têm faixas verdes, inauguradas na gestão Fernando Haddad (PT). A primeira foi inaugurada em 2015; a segunda, em 2016.

A rua Joel Carlos Borges é um dos principais acessos de pedestres para a estação Berrini, da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A faixa verde acrescenta cerca de 1,5 metro de cada lado para os pedestres andarem. As calçadas da rua têm aproximadamente a mesma medida de cada lado.

A rua ficou com apenas uma pista para a circulação de veículos, que trafegam agora entre as faixas verdes.
O analista de câmbio Agnaldo Vieira, 42, diz que a faixa verde é importante não só porque o espaço para pedestres era estreito. "Com uma pista só para circular, os motoristas precisam tomar mais cuidado com o limite de velocidade", diz.

PROJETO

A secretaria disse, em nota, que a rua Joel Carlos Borges será a primeira de um projeto chamado Rua Completa, que deverá ser inaugurado oficialmente no próximo domingo. A pintura foi feita no domingo passado (17).

Segundo a nota, a faixa verde será demarcada com postinhos e vasos de plantas. "Também serão instalados bancos, lixeiras, contêiner para a coleta de lixo dos restaurantes, área de carga e descarga para veículos, adequação de sinalização, entre outras melhorias. A velocidade máxima para os veículos será de 20 km/h", afirma.

A secretaria não se manifestou sobre os resultados das faixas verdes criadas durante a gestão Haddad.


Endereço da página:

Links no texto: