Folha de S. Paulo


Tremor de terra é sentido em cidades da região metropolitana de Curitiba

Editoria de Arte/Folhapress
Local do Epicentro do tremor o Itaperuçu
Local do Epicentro do tremor o Itaperuçu

Um tremor de terra foi registrados na madrugada desta segunda-feira (18) no Paraná, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Não há informações de feridos.

O tremor de magnitude 3,5 na escala Richter ocorreu na cidade de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, por volta da meia-noite, e foi sentido em um raio de 30 km.

O sistema automático da Rede Sismográfica Brasileira chegou a registrar dois tremores, sendo um de magnitude 4,5, em Itaperuçu, e outro de 5,1, em São Jerônimo da Serra. Na verificação dos técnicos, no entanto, foi confirmado que se tratava de apenas um tremor.

A profundidade do abalo ainda não pode ser determinada com precisão, mas o órgão diz acreditar que tenha ocorrido de forma superficial, ou seja, com profundidade menor do que 5 km.

Uma das cidades que sentiu o tremor foi Rio Branco do Sul, também na região metropolitana. Segundo os bombeiros locais, ele foi sentido por alguns segundos e muitos moradores chegaram a ligar para a corporação.

Editoria de Arte/Folhapress
Escala richter

OUTRO CASO

Em janeiro do ano passado, um abalo sísmico assustou moradores de Londrina (PR) e cancelou o expediente no Fórum Criminal da cidade.

Como o prédio era antigo e já tinha rachaduras, um bombeiro que estava em uma audiência recomendou que todos deixassem o local por precaução.

Os episódios antecederam em um dia uma série de problemas, como rachaduras e danos em pontes e prédios públicos da cidade, atribuídos às fortes chuvas.

À época, o geólogo José Paulo Pinese, docente da UEL que estuda os tremores, disse que estavam investigando com cautela um possível elo entre estragos na cidade e os abalos.

"O solo de Londrina é de um tipo que pode entrar em colapso, se contraindo quando saturado de água. Um tremor até pode potencializar o colapso do solo, gerando mudanças na superfície, como trincas em construções", disse Pinese.

Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a cidade paranaense registrou 11 microtremores de terra, com magnitude de 1,1 a 1,9 grau na escala Richter.


Endereço da página:

Links no texto: