Folha de S. Paulo


Festa na federal de Goiás termina com um estudante morto e outro baleado

Um estudante foi morto a tiros e outro ficou ferido durante uma festa universitária dentro do campus 2 da UFG (Universidade Federal de Goiás), em Goiânia, nesta sexta-feira (15).

Os tiros foram disparados numa área gramada entre o centro de convivência e a FAV (Faculdade de Artes Visuais) durante uma festa chamada Calourada Integrada 2.0, por volta das 23h.

O estudante de ciências ambientais Ariel Ben Hur Costa Vaz foi morto com um tiro. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Outro jovem, cujo nome não foi revelado, ficou ferido.

Segundo a polícia, não há dados concretos sobre a autoria e os motivos que levaram ao crime. No local, foram achadas cápsulas de munição.40. Em redes sociais, alunos relatam que o crime teria ocorrido devido a um esbarrão durante a festa, que desencadeou uma briga e culminou com o disparo dos tiros. Também não se sabe se Vaz e o outro estudante estavam envolvidos com o tumulto.

Divulgação
Campus 2 da UFG (Universidade Federal de Goiás), em Goiânia
Campus 2 da UFG (Universidade Federal de Goiás), em Goiânia

O estudante que ficou ferido foi socorrido ao Hugol (Hospital de Urgências Governador Otávio Lage) e continua internado. Já o corpo de Vaz foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) da capital goiana.

De acordo com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), a festa contava com autorização da Reitoria e havia profissionais de duas empresas de segurança privada no local, uma fixa da UFG e outra contratada para o evento.

Segundo o diretório, medidas cabíveis para responsabilizar quem colocou em risco a integridade física e psicológica dos estudantes estão sendo tomadas. Ainda conforme o DCE, a orientação para quem quiser ajudar na investigação é procurar a DIH (Delegacia de Investigações de Homicídios).

O episódio gerou críticas como a do MPG (Movimento Popular Goianiense), que questionou a UFG sobre medidas que serão adotadas diante do que consideram falhas dentro das dependências da universidade.

"Todo ano sempre há morte, acidente e problemas envolvendo o nome da instituição", diz trecho do questionamento postado numa rede social da UFG.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, informou por meio de nota que recebeu a notícia da morte com pesar e que, desde que foi informado do caso, determinou que a equipe de Segurança da UFG coletasse mais informações para esclarecer o crime.

Segundo ele, o episódio será "acompanhado de perto até a identificação dos envolvidos e apuração de responsabilidades".

"A contratação de seguranças, a locação de banheiros químicos e a limpeza após a festa era de responsabilidade dos estudantes que organizaram o evento. A Reitoria continua em contato com os organizadores da Calourada e com a equipe de Segurança da UFG para apurar mais detalhes sobre o incidente e reitera o compromisso de trabalhar para o melhor esclarecimento dos fatos e a apuração de responsabilidades", diz trecho da nota.


Endereço da página: