Folha de S. Paulo


Suspeito de estupro virou outra pessoa após duas cirurgias na cabeça, diz mãe

Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO/SP BRASIL. 02/09/2017 -Rogerio de camargo Nader, delegado do 78 DP, Acompanha o depoimento de Diego Novaes, acusado de abuso sexual em um onibus na Av Brigadeiro Luiz Antonio.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
Diego Ferreira de Novais (à esq.), acusado de assédio sexual, no 78º Distrito Policial (DP), nos Jardins

A família do ajudante geral Diego Ferreira de Novais, 27, preso acusado de estupro após ejacular em uma passageira em um ônibus na avenida Paulista, na região central da capital, na terça-feira passada (29), quer que ele seja internado e passe por tratamento psiquiátrico.

"Meu filho não é ruim. Quero que ele passe por tratamento", afirma a dona de casa Iracema de Moraes, 49, mãe do acusado. Segundo ela, Novais não agia desta forma até 2006, quando sofreu um acidente de automóvel e teve ferimentos graves na cabeça. "Ele ficou 15 dias em coma no Hospital das Clínicas, passou por duas cirurgias no cérebro e ficou internado por dois meses."

"Quando ele voltou para casa, era outra pessoa. Era um menino alegre e estudioso, ajudava o pai no trabalho de raspar tacos. Virou um garoto silencioso e agressivo", afirma a dona de casa.

Segundo ela, o filho ficou com sequelas. Perdeu o paladar e o olfato, tem sangramentos nasais e manca da perna direita. "Ele passou por tratamento psiquiátrico e neurológico e fez fisioterapia até 2010", diz. Depois do acidente, Novais, que trabalhava com o pai, um instalador de tacos, passou fazer bicos.

O primeiro registro que a polícia tem do comportamento sexual abusivo de Novais é de dezembro de 2009, quando ele baixou as calças e exibiu o pênis à mulher em um ônibus. Há ao menos 16 boletins de ocorrência contra Novais por crimes sexuais.

Reprodução/Facebook/Caio Miranda Carneiro
Policiais ao lado de ônibus onde homem abusou sexualmente de passageiros na avenida Paulista
Policiais ao lado de ônibus onde homem abusou sexualmente de passageira na avenida Paulista

A família, no entanto, soube anos depois do comportamento dele. "A primeira vez que ouvimos falar que ele teve problemas com comportamento sexual estranho foi em 2014. Só soubemos porque a polícia veio dizer que ele tinha sido preso", afirmou o irmão de Novais, o autônomo Lucas Ferreira de Novais, 21.

"No ano passado moradores da comunidade aqui perto vieram avisar que deveríamos tomar uma providência, porque ele estava molestando mulheres nas lotações. Tentamos manter ele em casa, mas é difícil", afirma.

A mãe conta que só soube do último ataque porque ele saiu de casa e não voltou.

"Uma vizinha disse que ouviu o nome dele na televisão. Vimos na internet e ligamos na delegacia. Ele foi solto antes que pudéssemos ir lá buscá-lo", disse. De acordo com ela, Novais não voltou para casa e desligou o celular.

"Estamos com muito medo que aconteça algo com ele, porque a imagem dele está em todo lugar. O pai está atrás dele", falou. Até a conclusão desta edição, ele não havia sido localizado.


Endereço da página:

Links no texto: