Folha de S. Paulo


José Marques (1933-2017)

Mortes: Locutor foi a voz do Senado no rádio durante 35 anos

Arquivo/Rádio Senado - Reprodução/Groove Mix
João Marques (1933-2017)
João Marques na Rádio Senado (à esq.); registro histórico de "A Voz do Brasil"; e com a equipe da rádio

Quando compôs a ópera "II Guarany", o maestro Carlos Gomes talvez não tivesse imaginado que os seus mais famosos intérpretes não seriam barítonos ou tenores –embora também se destaquem pela beleza da voz.

De segunda a sexta, durante 35 anos, João Marques, um dos locutores de "A Voz do Brasil", esperou a deixa marcada pelo fim da música tema do programa para, às 19h30, apresentar o "Jornal do Senado" (que, dentro do noticiário, vem na sequência dos Poderes Executivo e Judiciário).

Anunciar o expediente da casa legislativa não foi a primeira experiência de Marques em programas oficiais. Pode-se dizer, inclusive, que ele talvez tenha sido o único locutor da história a ser a voz oficial de dois países diferentes.

Nos anos 1950, quando aventurava-se nos Estados Unidos, Marques conseguiu uma vaga temporária como locutor do programa análogo ao que o consagrou no Brasil: "A Voz da América".

Apesar de não ter o inglês fluente de um ator shakespeariano, sua voz grave e o domínio das técnicas de locução –desenvolvidas no Rio, onde apresentava noticiários e programas vespertinos– fizeram com que, de forma improvável, ele assumisse o posto. Não tinha visto de residência e teve que voltar.

Foi para Brasília em 1961 e conduziu o "Jornal do Senado" de 1974 a 2009.

Era lembrado pelos colegas como elegante e paciente. "Sua voz dava credibilidade a qualquer texto", lembra a jornalista Iza Barreto.

Morreu no dia 25, aos 84 anos, após um infarto. Já estava internado por conta de uma pneumonia. Deixa mulher e quatro filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: