Folha de S. Paulo


Vice de Doria, Covas assume a careca, perde 16 kg e já 'treina' como prefeito

O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em foto de outubro (esq.) e atualmente
Lucas Lima - 13.out.2016/UOL e Jorge Araujo/Folhapress
O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em foto de outubro (esq.) e atualmente

O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), 37, gosta de usar números para mostrar o quanto mudou nos últimos meses. Os ternos passaram de tamanho 58 para 50 e as calças, de 50 para 42. Ao todo, foram 16 quilos a menos em seis meses.

Mas ele se orgulha mesmo é de falar que reduziu pela metade o percentual de gordura que carregava antes de iniciar rotina de dieta e exercícios, em janeiro, quando pesava 103 quilos e temia sofrer um infarto antes dos 40 anos.

Outro número bem expressivo, sobre o qual ele prefere ser discreto, é a quantidade de vezes que assumiu a prefeitura por causa das viagens internacionais do prefeito João Doria : 31 dias ao todo, em apenas oito meses de gestão.

Esse tipo de substituição eventual pode se tornar definitiva a partir de abril do ano que vem, prazo máximo para Doria se licenciar da prefeitura para disputar as eleições, ou à Presidência ou ao governo do Estado. A definição é esperada para o início de 2018.

Neto de Mário Covas (1930-2001), ele nega que o novo visual faça parte da preparação para assumir a prefeitura, mas não esconde essa vontade. "Um dia vai chegar a minha vez. Pode não ser no ano que vem, mas vai chegar a minha vez", diz ele que, independentemente do desenrolar do cenário atual, quer se lançar candidato nas eleições municipais de 2020 –Doria disse que não disputará a reeleição.

Para manter o peso, Covas frequenta a academia seis dias por semana, come mix de nuts e barras de proteína entre as refeições e toma chá quente quando sente fome. "Faço por causa da saúde. Não aconteceu do Doria me chamar e dizer: 'Bruno, você tem que emagrecer'. Não existe isso."

No Carnaval, ainda nem se falava da eventual saída de Doria, mas Covas já tinha fechado a boca. "Um jornalista escreveu que eu estava menos bochechudo, então, eu vi que estava funcionando", lembra. Mesmo assim, as coincidências que atrelam o novo shape de Covas à escalada de Doria como potencial presidenciável são muitas.

A mudança no visual já aparente ficou ainda mais visível quando ele voltou à rotina após passar 12 dias de férias com um grupo de amigos na Croácia. A silhueta mais magra do vice foi enaltecida pelo bronzeado junto com o adeus ao antigo corte de cabelo e ao hábito de se barbear todos os dias.

"Tomei coragem de assumir a careca. Não dava mais, ou fazia implante, ou deixava crescer [cabelo] de um lado para jogar para o outro, ou assumia [a careca]. Acabou sendo a mudança de tudo. A barba foi para ornar com o resto."

Separado desde o fim de 2014, ele passou a ser visto como um solteiro cobiçado. Os elogios ao novo estilo se empilham nos comentários abaixo de cada foto publicada em sua página no Instagram. Ele prefere encarar o assédio como elogio. "Quem dera", diz ao ser questionado sobre o aumento do séquito de fãs.


Endereço da página:

Links no texto: