Folha de S. Paulo


Secretário e adjunto deixam pasta do Meio Ambiente do governo Alckmin

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou na tarde desta segunda-feira (28), nas redes sociais, que deixará o cargo a partir de terça (29). O secretário adjunto, Antonio Velloso Carneiro, também assina a carta de demissão, entregue ao governador no último dia 7.

Já durante a noite, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou o economista Maurício Brusadin como novo secretário.

"A partir de amanhã, tendo finalmente o governador acolhido o nosso pedido, o secretário-adjunto, Antonio Velloso, e eu retornamos às nossas atividades profissionais no setor privado, com o sentimento do dever cumprido e na certeza de termos empreendido todos os esforços em prol do interesse público", postou Salles.

Alexandre Carvalho - 18.jul.16/Divulgação
Governador Geraldo Alckmin na cerimônia de posse de Ricardo Salles como secretário do Meio Ambiente
Governador Alckmin na cerimônia de posse de Ricardo Salles como secretário do Meio Ambiente

Na carta de demissão, Salles e Velloso afirmam que "todas as medidas adotadas [no último ano] objetivaram atender aos anseios da sociedade, que em todo o país clama por um estado mais enxuto, menos oneroso e mais eficiente e racional. Procurando a livre iniciativa, o respeito à propriedade privada e a tão necessária segurança jurídica, acreditamos ter dado nossa contribuição para tornar o nosso Estado de São Paulo ainda mais próspero e competitivo".

Fundador do movimento Endireita Brasil, Salles foi secretário particular de Alckmin entre 2013 e 2014 e foi empossado secretário de Meio Ambiente em julho do ano passado.

Nos últimos meses, ele se envolveu em polêmicas como a remoção de um busto do guerrilheiro Carlos Lamarca, morto pela ditadura militar, do Parque Estadual Rio do Turvo. O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) chegou a pedir que o Ministério Público investigue o secretário por suposta destruição de patrimônio público.

No início do ano, ele também foi acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público, por conta de suposta irregularidade no plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) do rio Tietê. A Promotoria afirmava ter havido modificações "maliciosas" nos mapas de zoneamento.

NOVO SECRETÁRIO

Maurício Brusadin assume a pasta nesta quarta (30), informou a gestão Alckmin. Natural de Jaboticabal, ele é economista, formado pela Unesp, mestre em engenharia urbana pela UFScar e especialista em redes sociais, pela e-commerce School.

"Quero agradecer o empenho e determinação do Ricardo Salles, que fez um excelente trabalho e nos ajudou a encontrar soluções inovadoras na gestão ambiental do Estado", disse Alckmin, em nota.


Endereço da página:

Links no texto: