Folha de S. Paulo


Cumprimento da lei incomodou pessoas com facilidades, diz Natalini

Marlene Bergamo/Folhapress
Gilberto Natalini, do PV, que voltará a atuar como vereador em São Paulo
Gilberto Natalini, do PV, que voltou a atuar como vereador em São Paulo

O ex-secretário do Verde e Meio Ambiente de João Doria (PSDB), Gilberto Natalini (PV), afirmou nesta quarta-feira (23) em sua primeira entrevista coletiva que sua atuação incomodou "pessoas que tinham facilidades".

Ele foi demitido na semana passada e voltou a ser vereador na Câmara Municipal de São Paulo. A equipe de Doria sustenta que a decisão foi apenas política; já Natalini diz não saber o motivo da demissão e cita interrupção de irregularidades em sua gestão.

Mudanças na pasta promovidas por Natalini no setor de compensações ambientais teriam irritado empresários da construção civil, mas questões administrativas e um acordo político com o PF também pesaram na demissão.

"Começamos a exigir o cumprimento da lei. A lei ambiental é muito severa. E eu acho nesse cumprimento da lei e nesse trabalho acabou desagradando certas pessoas que tinham facilidades", afirmou Natalini.

O então secretário denunciou a atuação de servidores no setor de compensações ambientais –responsável por definir, por exemplo, quantas árvores devem ser plantadas por construtoras em empreendimentos que afetem o meio ambiente.

"Achamos problemas de licença, de falta de recolhimento de taxas, uma série de questões. Problemas de processos que passavam na frente dos outros, modificação de projetos que não eram comunicados. Vivemos uma série de questões e queríamos modificar para melhorar a cidade", disse.

Segundo ele, o prefeito João Doria "nunca colocou dificuldade" nas investigações. "Ele estava informado, mas a minha tratativa sempre foi Controladoria Geral do Município, que é o órgão responsável".

Repercutiu mal entre ambientalistas a demissão de Natalini. Cinco integrantes do conselho de gestão do Verde e Meio Ambiente da cidade se demitiram em protesto.

O adjunto da pasta do Verde, Fernando Von Zuben, assumiu o cargo interinamente. Ele nega que pressão do mercado imobiliário tenha causado a demissão de Natalini.

"Todas as vezes que presenciei, essas pressões foram absolutamente dentro da normalidade", disse. "Existe um único motivo da demissão do ex-secretário e foi um motivo político. Um rearranjo da base de sustentação municipal. Foi uma decisão de governo".

Um total de 26 pessoas foram demitidas ou transferidas da pasta após a investigação pedida por Natalini à Controladoria. Von Zuber afirmou que se trata de "um pequeno grupo com algum tipo de desvio de conduta que está sendo apurada". "Com a saída, desse grupo os processos foram agilizados", afirmou.

Ele afirma que, em setembro, passará a funcionar um sistema que torna as licenças mais rápidas e seguras. "Vamos iniciar um processo licenciamento online. Foi desenvolvido um sistema onde o tempo médio para obter a licença cairá de de 350 dias 30 dias".


Endereço da página:

Links no texto: