Folha de S. Paulo


Ventos fortes impedem travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião

Ricardo Hiar/Folhapress
Fortes ventos paralisam balsa que liga Ilhabela ao continente, em São Sebastião
Travessia de balsa de Ilhabela está interrompida desde às 9h deste domingo

O serviço das balsas que fazem a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foi interrompido na manhã deste domingo (20). Ventos fortes e correntezas obrigaram as embarcações a parar entre 9h e 14h45.

Logo após o serviço ser retomado, um homem se jogou ao mar de um píer de pesca. O homem foi socorrido por funcionários da Dersa, empresa que administra a travessia, e pedestres que aguardavam o embarque.

"Joguei a boia, mas ele não quis pegar. Parecia que não queria ser ajudado e chegou a me afundar quando cheguei perto para tirá-lo da água", contou um dos funcionários que fez o resgate, Regis Garcia.

Ricardo Hiar/Folhapress
Homem cai de flutuante da balsa em Ilhabela, no litoral norte de SP
Homem cai de flutuante da balsa em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

O outro funcionário, Guilherme André, disse que ninguém percebeu a hora exata que o homem, ainda não identificado, caiu na água.

A dupla conseguiu resgatá-lo apenas quando ele ficou desacordado. Usuários da balsa se uniram para puxar a boia e retirar o homem, que aparenta ter 50 anos. Como ele estava sem respirar, os próprios usuários começaram a fazer uma massagem cardíaca, até que ele acordou. Os bombeiros foram acionados e o levaram para o hospital.

Com a confusão, houve novos atrasos na travessia. Segundo a Dersa, quatro balsas fazem o serviço, e o tempo de espera nas filas é superior a 60 minutos.

Ricardo Hiar/Folhapress
O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate do homem que caiu no mar de Ilhabela

MANHÃ

Pela manhã, os ventos chegaram a 55 km/h. A Dersa afirmou que, por questões de segurança, não realiza a operação quando os ventos atingem 44 km/h.

Turistas que tentaram deixar o local reclamavam da falta de notícias.

"A única informação que nos dão é que por causa do vento forte não tem nenhuma previsão de voltar a funcionar. Parece que o tempo está piorando", disse Clarice Domingues, 32, arquiteta, que tentava voltar para casa, em São Paulo.

Muitos acabaram desistindo e deixaram a fila, que atingiu mais de 2 km nas primeiras horas. "Acho que não vai dar pra voltar hoje. Vou tentar retornar ao hotel e 'esticar' a hospedagem", disse Victor Damasceno, 37, morador de Campinas.

Ilhabela sediou na noite de sábado (19) o concurso Miss Brasil Be Emotion. Muitas pessoas que vieram para acompanhar o evento acabaram "ilhados" neste domingo.


Endereço da página:

Links no texto: