Folha de S. Paulo


Tribunal de Justiça abre exposição de processos judiciais históricos em SP

Avener Prado - 24.out.2014/Folhapress
Prédio do Tribunal de Justiça de SP, na praça da Sé, no centro
Prédio do Tribunal de Justiça de SP, na praça da Sé, no centro

A história de São Paulo e do Brasil poderia ser contada com a ajuda de processos judiciais que marcaram época? A mostra que estreia às 14h nesta segunda-feira (14) no Palácio da Justiça, no centro de São Paulo, aponta que a resposta é sim.

A exposição "Do Papel à Era Digital", organizada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), conta com 29 processos classificados como de importância histórica e valor permanente. A partir dela, o visitante percorre fatos históricos e jurídicos que nortearam os rumos do Brasil, ao mesmo tempo em que consegue relacionar esse contexto com os processos selecionados.

Folhapress
Dom Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel celebram missa de um ano da morte de Vladimir Herzog, em SP
Dom Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel fazem missa de um ano da morte de Vladimir Herzog, em SP

Entre os casos selecionados estão ações sobre as revoluções de 1924 e 1932, casos da escravatura, processos que discutiram os lamentáveis incêndios nos edifícios Joelma (1974) e Andraus (1972), a morte do jornalista Vladimir Herzog (1975), entre outros. Figuras históricas como a Marquesa de Santos e Peixoto Gomide também figuram entre os processos da mostra.

Os processos em exposição não podem ser manipulados, mas o conteúdo está acessível por meio dos chamados QR Codes - basta ter um aplicativo de leitura desses códigos no celular.

A exposição fica no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº) até 25 de agosto e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A entrada é gratuita.


Endereço da página:

Links no texto: