Folha de S. Paulo


Festa atormenta vizinhos do aeroporto de Congonhas, em SP; veja vídeo

Festa de arromba

A festa Tropical Tunes Fly Beyond, realizada no estacionamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último fim de semana, causou transtornos aos moradores dos bairros do entorno do campo de aviação.

Muitos deles reclamaram que não conseguiam dormir por causa do barulho, que teria começado com os primeiros testes de som por volta das 20h de sexta (21) e avançado até as 6h da manhã seguinte, percorrendo a madrugada. O problema se repetiu na noite seguinte.

O aeroporto normalmente permanece fechado durante a madrugada para não atrapalhar o sono de moradores.

A festa foi autorizada pela Infraero (estatal responsável pela administração aeroporto), e pela prefeitura, da gestão João Doria (PSDB), que concedeu o alvará. Organizada pela empresa Dragon Queen, aconteceu no terraço da garagem que é concedida para o estacionamento São Parking, na praça Comandante Lineu Gomes.

Apesar das reclamações na região, os mais afetados foram os vizinhos de três prédios da avenida da Invernada, mais próximos do edifício-garagem do aeroporto. "A janela antirruído não dava conta do barulho. Não consegui dormir", conta o fotógrafo André Krause, 34.

A psicóloga Márcia Riglioni, 50, que vive em um prédio na avenida há 14 anos, diz que procurou a prefeitura, mas as reclamações dos vizinhos não foram atendidas. "Teve morador que foi dormir no carro, ou que saiu de casa e foi para um hotel por causa do barulho", conta.

É a segunda vez que uma festa atrapalha o sono dos moradores. A primeira aconteceu em junho. Já foi anunciada uma festa para o dia 5 de agosto, com ingressos a R$ 60.

O barulho provocado pela festa também causou preocupação para o Sindicato Nacional dos Aeronautas. Segundo o diretor da entidade, comandante Adriano Castanho, o problema pode prejudicar a segurança de voo.

"Muitos tripulantes moram perto do aeroporto porque entram em escala às 5h, além dos que estão em escala e geralmente ficam hospedados em hotéis da região", afirma.

Ele diz que o sindicato recebeu mais de 200 reclamações de pilotos e comissários de bordo que tiveram seu sono afetado. "Uma nova lei antifadiga tornou os tripulantes corresponsáveis pelo descanso antes do voo."

O som da festa também causou reclamações dos funcionários das companhias áreas que ficam de plantão para atender algum caso de emergência.

Reprodução/TvFolha
Balada realizada no pátio do aeroporto de Congonhas causou transtornos aos moradores do entorno
Balada realizada no pátio do aeroporto de Congonhas causou transtornos aos moradores do entorno

OUTRO LADO

A Infraero afirmou, por meio de nota, que será instalada uma tenda "com o devido isolamento acústico necessário" no local e não serão realizadas outras festas até a conclusão dessa obra.

Segundo a empresa, as que aconteceram em junho e julho foram testes e contaram com uma estrutura provisória. A gestora do aeroporto assinou como mediadora o contrato de subconcessão entre a empresa São Parking, responsável pelo estacionamento, e a empresa Dragon Queen Produções, que usa a praça do edifício-garagem para a realização das festas. A primeira não respondeu e a segunda não foi localizada.

Responsável pelo alvará da festa, a gestão João Doria (PSDB) afirma que a autorização estipulava o limite de 45 decibéis e os organizadores da festa são responsáveis por respeitá-lo. "O local citado será fiscalizado e, se necessário, o proprietário será autuado", diz a nota.


Endereço da página:

Links no texto: