Folha de S. Paulo


João Otávio Brizola (1952-2017)

Mortes: No Rio, tirou a Marquês de Sapucaí do papel

Reprodução/Facebook/Diario Riostrense
Arquiteto João Otávio (1952-2017), filho de Leonel Brizola
Arquiteto João Otávio (1952-2017), filho de Leonel Brizola

O arquiteto João Otávio ganhava a vida construindo e reformando casas nos Estados Unidos quando recebeu um pedido em 2002. Era seu pai, o histórico político gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), dizendo que era hora do caçula voltar para casa.

O retorno de João Otávio estreitou ainda mais a relação entre os dois. Viajavam ao Uruguai todos os meses para tratar de assuntos da fazenda da família.

Se já era o filho mais próximo –a relação de seus dois irmãos com Brizola era conturbada-, o arquiteto se tornou o principal confidente do político no final de sua vida. O convívio valeu um livro, "Minha Vida Com Meu Pai, Leonel Brizola" (ed. Planeta).

A intimidade não fez João Otávio seguir o ofício do pai, o que atribui à diferença de temperamento entre os dois.Ele dizia se identificar mais com o tio, João Goulart (presidente do Brasil entre 1961 e 1964), com quem Brizola chegou a romper devido a divergências políticas –os dois se reconciliaram pouco antes da morte de Jango, em 1976.

"Minha natureza é mais calma, conciliadora. E isso não era aceito. A maneira de fazer política para o meu pai era fazer do jeito que ele queria", disse, em rara entrevista concedida em 2014.

Mesmo assim, ele militou nas campanhas para o governo estadual do Rio de Janeiro em 1982 e 1990 e foi o arquiteto responsável pela execução do projeto do sambódromo da Marquês de Sapucaí, assinado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

João Otávio morreu no último dia 22, aos 64 anos, vitimado por um câncer de pele. Deixa um filho.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: