Folha de S. Paulo


Serra catarinense tem temperaturas abaixo de zero pelo sexto dia seguido

Mycchel Hudonn Legnaghi - 20.jun.17/São Joaquim Online
Pasto de fazenda encoberto por fina camada de gelo em São Joaquim (SC); noites continuam frias no Estado
Pasto de fazenda encoberto por camada de gelo em São Joaquim (SC); noites continuam frias no Estado

Mesmo com a perda de força da massa de ar que provocou uma onda de frio em parte do país, a temperatura caiu abaixo de zero nas cidades serranas de Santa Catarina pelo sexto dia seguido. Na madrugada deste sábado (22), a mínima foi de -4,9ºC em Bom Jardim da Serra.

A temperatura também ficou negativa nos municípios de Urupema (-3,3ºC) e São Joaquim (-1,5ºC). As cidades da serra catarinense, que fica no sul do Estado, amanheceram com geada.

Tempo

Segundo a meteorologista Marilene de Lima, do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), órgão do governo catarinense, o centro da massa de ar polar já está sobre o oceano Atlântico e perdeu força.

De acordo com ela, as temperaturas baixas persistem nas noites e madrugadas por causa do resfriamento mais acentuado da terra, em função da incidência solar mais fraca nesta época do ano, e por causa da ausência de nuvens nos últimos dias, o que acelera o resfriamento.

Durante o dia, a temperatura sobe aos 17ºC na serra catarinense. Segundo a meteorologista, as próximas duas madrugadas ainda poderão ter marcas abaixo de zero na região.

O recorde de frio de 2017 na serra e no país foi registrado na última quarta-feira (20), quando os termômetros marcaram -8,8ºC em Bom Jardim da Serra. "Esta foi a onda de frio mais intensa do ano até o momento. Ainda poderemos ter ondas fortes de frio em agosto", afirma Marilene de Lima.

PREVISÃO PARA O PAÍS

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura subirá neste final de semana na região Sul, com máxima prevista de 28°C neste domingo (23).

A temperatura também está em elevação no Centro-Oeste. Nesta região e no Sudeste, o céu aparece entre nublado e parcialmente nublado no domingo. Há previsão de chuva em partes do Nordeste e da região Norte.


Endereço da página:

Links no texto: