Folha de S. Paulo


Pista é alargada e poste fica no meio de cruzamento de ruas na zona sul de SP

Rivaldo Gomes/Folhapress
Poste no meio de cruzamento da rua Euzebio Coghi com a rua São Sebastião da Barra, em Parelheiros
Poste no meio de cruzamento entre as ruas Euzebio Coghi e São Sebastião da Barra, em Parelheiros

Os motoristas que passam pelo cruzamento das ruas Euzébio Coghi e São Sebastião da Barra, em Parelheiros (zona sul), precisam redobrar a atenção para não bater no poste que foi deixado no meio do caminho após obra de alargamento das vias.

Segundo moradores, o poste está no meio da rua há pouco mais de um ano, desde a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), quando foram feitas as obras no sistema viário do bairro para facilitar o acesso ao futuro Hospital Municipal de Parelheiros e ampliar a rede de transporte coletivo.

Com a obra, os pedestres ganharam calçadas, o que não existia antes, mas também também têm que redobrar a atenção dos carros que desviam do poste.

Com o poste no meio do caminho, os motoristas que saem da rua São Sebastião da Barra e vão entrar à direita na rua Euzébio Coghi precisam ficar atentos para não causar acidentes. E quando um ônibus trafega pela São Sebastião da Barra, na faixa da direita, o motorista precisa invadir a faixa da esquerda para não bater no poste.

O comerciante Ananias José Cardoso, 65 anos, que mora próximo ao cruzamento das duas ruas, diz que o poste sempre esteve no lugar que está atualmente. "O problema é que alargaram a rua e o colocaram na calçada. Aí ele ficou no meio da rua. No começo até colaram uma fita para chamar a atenção dos motoristas, mas agora não tem mais nada", disse.

ACIDENTE

Segundo o comerciante, é comum os motoristas frearem para desviar do poste. Ele lembra que há cerca de cinco meses um caminhão foi manobrar e, ao dar marcha à ré, bateu no poste e derrubou os fios da rede elétrica.

Ele e outros moradores da rua Euzébio Coghi ficaram sem energia. "A Eletropaulo veio consertar os fios, mas deixou o poste no mesmo lugar, onde está até hoje, no meio da rua", afirmou o comerciante

A Eletropaulo disse que não recebeu nenhum pedido para retirar o poste no cruzamento das ruas Euzébio Coghi e São Sebastião da Barra, em Parelheiros.

A concessionária disse ainda que, em caso de mudança no sistema viário, a prefeitura ou empreendimento responsável pela obra deve solicitar e arcar com os custos da realocação de postes, o que também envolve mudança de equipamentos elétricos e fiação.

A Prefeitura Regional de Parelheiros, sob a gestão João Doria (PSDB), disse que notificará a Eletropaulo, na próxima semana, para que o poste seja retirado do local.

A assessoria do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) disse que a gestão Doria poderia ter resolvido o problema do poste.


Endereço da página: