Folha de S. Paulo


Motoristas de ônibus retomam greve em Sorocaba

Os motoristas de cobradores de ônibus de Sorocaba (99 km de São Paulo) não entraram em acordo com as empresas de transporte coletivo e retomaram a greve nesta quinta-feira (20).

A paralisação dos trabalhadores das empresas STU e Consor começou no dia 22 de junho e foi suspensa ao menos três vezes pela categoria para negociações.

Os representantes do sindicato da categoria já se reuniram com o prefeito, vereadores e diretores das empresas de ônibus. Nesta quarta (19), os trabalhadores recusaram mais uma proposta apresentada, após a votação em duas assembleias.

A Justiça atendeu parte das reivindicações, entre elas, reajuste salarial de 4% a partir de maio. Os funcionários das empresas de ônibus pedem outros benefícios, como aumento do valor do vale-refeição e ampliação da PLR (Participação em Lucros e Resultados).

Segundo o sindicato, a greve pode durar até o julgamento do dissídio coletivo pela Justiça, marcado para o dia 9 de agosto. Cerca de 120 mil pessoas utilizam o transporte coletivo nas zonas sul e norte da cidade.

O sindicato informou que continuará a cumprir a liminar determinada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) com 70% da frota de ônibus de cada empresa nos horários de pico e 50% nos demais horários. O transporte especial funciona normalmente.


Endereço da página:

Links no texto: