Folha de S. Paulo


Temperatura cai mais de 17°C e SP tem a segunda tarde mais fria em 13 anos

Em apenas 24 horas, a capital paulista teve uma queda de mais de 17°C. A tarde desta terça-feira (18) em São Paulo foi a segunda mais fria em 13 anos, conforme a medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

A mínima registrada na cidade nesta tarde pela estação do Inmet no mirante de Santana, na zona norte, foi de 10,2°C, às 15h. A marca iguala a mínima de 2004 como a segunda mais fria na faixa de horário da tarde nos últimos 13 anos –a maior foi em 24 de julho de 2013, com 8,6°C.

Neste ano, a menor temperatura à tarde até então era de 15,3°C, mais de 5°C acima, no último dia 2. A menor temperatura do ano contando o dia inteiro na capital foi de 8,6°C, no último dia 5, de acordo com o órgão, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Já segundo o o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura), que conta com 31 estações de medição espalhadas pela região metropolitana, a média era de 9,3°C às 15h20 desta terça. Entre às 15h e 16h de segunda (17), os termômetros alcançaram máxima média de 26,8°C, o que significa uma queda brusca de mais de 17°C.

Devido aos ventos na tarde desta terça, a sensação térmica podia ser ainda menor, de até 4°C. Em Parelheiros, na zona sul, a temperatura chegou aos 6,11°C às 17h.

A expectativa é a de que os termômetros sigam em queda pela noite e também na quarta-feira (19) –que deve ser mais um dia nublado, de baixa sensação térmica e com potencial para bater as baixas temperaturas da tarde desta terça. A mínima prevista é de 7ºC, com máxima de 14°C, e deve garoar.

O sol volta a aparecer na região metropolitana na quinta-feira (20) e a temperatura fica amena, variando entre 9°C e 20°C.

ESTADO

Na quarta pode gear no sudoeste do Estado. Com sol entre nuvens, as temperaturas devem subir aos poucos no decorrer dos próximos dias.

No restante do Estado o frio deve seguir até sábado (22), apesar da também elevação gradual de temperatura.

A partir de quinta, os dias ficam com menos nuvens e a umidade volta a cair, especialmente no norte e no oeste de SP.

PAÍS

Em Santa Catarina, o Inmet registrou -7,4°C no município de Bom Jardim da Serra, região serrana do Estado. É a temperatura mais baixa do ano no país.

"Uma temperatura de -7,4°C fazia tempo que não era registrada, embora o inverno passado tenha sido bastante rigoroso", disse o meteorologista Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet. Outras cidades no Estado e nos vinhos Paraná e Rio Grande do Sul também tiveram temperaturas negativas, entre -4°C e -5°C.

O frio deve permanecer no Sul ao menos na quarta. Não deve nevar novamente na região, mas a probabilidade de geada é grande.


Endereço da página:

Links no texto: