Folha de S. Paulo


Ada Pellegrini Grinover (1933-2017)

Mortes: Jurista pioneira, criou importantes leis do país

Adriana Zehbrauskas/Folhapress
Ada Pellegrini Grinover [Ada.Grinover], advogada e professora da U.S.P., especialista em Direito Processual Penal. [FSP-Cotidiano-05.08.95]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Ada Pellegrini Grinover (1933-2017)

Código Civil, de Defesa do Consumidor, de Processo Penal, entre outros. Em algumas das mais importantes leis brasileiras, um nome é comum, seja na elaboração ou revisão: Ada Pellegrini Grinover.

Fumante inveterada e com presença imponente, Ada se fez fez uma das mais importantes juristas do país.

"Foi uma referência doutrinária. Era e ainda é citada em todos os tribunais do país, até na Suprema Corte", diz Luiz Flávio D'Urso, conselheiro federal da OAB e ex-aluno de Ada. "Uma pioneira, que abriu caminho para muitas outras mulheres na área".

Foi a primeira doutora formal (obteve o título após apresentar uma tese) da Faculdade de Direito da USP, em 1970, onde deu aula por décadas.

"Ada criou muito na ciência do direito processual. Era muito ativa e criativa", diz o professor Cândido Dinamarco, que com ela escreveu "Teoria Geral do Processo".

Atuante, deu parecer no início do mês considerando ilegal a gravação que resultou na denúncia contra Temer.

Participou ainda de associações internacionais de direito processual e recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade de Milão.

Italiana, deixou a Europa com a família após a Segunda Guerra (que descreveu em "A Menina e a Guerra"), e se estabeleceu na capital paulista aos 18 –também narrou a adaptação à cidade em livro.

Além de dezenas de obras jurídicas, escreveu ainda ficção, incluindo um romance policial sobre um crime na Faculdade de Direito da USP.

Ada morreu na quinta (13), aos 84. Deixa filho e netos. Seu corpo será enterrado às 15h no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP).

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: