Folha de S. Paulo


Inverno mais frio em seis anos em Campos do Jordão impulsiona turismo

A temporada de inverno de 2017 em Campos do Jordão é, até agora, a mais fria dos últimos seis anos. É o que indicam os dados registrados pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), entre 1º de junho e 12 de julho, última quarta-feira.

De acordo com o centro, a temperatura máxima média registrada na cidade neste período foi de 16,71ºC, a mais baixa desde 2010, quando começou a operar a estação meteorológica automática utilizada atualmente.
Até então, a máxima média histórica mais baixa tinha ocorrido em 2015 (17,28ºC). Já a temperatura mínima média registrada na cidade foi de 6,07ºC, a menor desde 2011 (5,69ºC).

Cristiano Tomaz
CAMPOS DO JORDAO - 07.07.2017 - FRIO E GEADA - Onda de frio tem provocado geada nesta semana em Campos do Jordão. A temperatura tem ficado abaixo de zero. Uma fina camada gelo formou-se na vegetação criando paisagens de inverno. (Foto: Cristiano Tomaz) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Uma fina camada de gelo formou-se na vegetação de Campos do Jordão após geadas

Para a climatologista do CPTEC Renata Tedeschi, é prematuro afirmar que o inverno 2017 será mais frio que o de anos anteriores. "Apesar de não termos registro de temperaturas baixas extremadas, as médias indicam que o frio está mais constante em Campos do Jordão nessa primeira metade do inverno, porém, não sabemos se essa tendência será mantida até o final de agosto", disse ela.

Neste ano, a temperatura mais baixa registrada em Campos foi de -0,5ºC, no último dia 5. No ano passado, a cidade chegou a registrar -1.8ºC no dia 12 de junho. Renata lembra que para fins meteorológicos considera-se como inverno o trimestre junho, julho e agosto.

TURISMO

A pedagoga Paula Valério, de 34 anos, de Guarujá, litoral sul de São Paulo, decidiu visitar Campos quando viu que a cidade havia registrado temperatura negativa. Ela chegou domingo na cidade.

"Não consegui pegar temperaturas negativas, mas chegou a quatro graus e isso pra mim é muito frio. Foi uma experiência incrível. Além disso, a cidade tem muitas atrações, Gostei de passar essa semana aqui e pretendo voltar."

Os empresários do setor hoteleiro e gastronômico estão animados com as baixas temperaturas. De acordo com Roselaine Dantas, diretora executiva do Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau, a expectativa é que a ocupação dos leitos fique entre 90% e 95% a partir do próximo final de semana.

"Até agora estamos com um índice entre 80% e 90% de ocupação, mas na segunda quinzena de julho sempre registramos aumento, que deve ser maior este ano por conta do frio que está intenso e constante", disse.

FRIO EM CAMPOS DO JORDÃO - Médias de temperatura entre 1º.jun e 12.jul

O gerente do hotel Leão da Montanha, Eder Cruz, acredita que o hotel deve registrar de 20% a 30% de aumento na efetivação das reservas, em relação ao ano passado. "O pessoal está animado com o frio. Temos um acumulado de 86% de ocupação este mês, todos os dias", afirmou Eder.

Luís Fernando Peretti, presidente do Grupo Cozinha da Montanha, associação que reúne 20 restaurantes em Campos do Jordão, também percebe aumento no movimento de turistas na cidade. "Este ano percebemos movimentação ao longo de toda a semana. Acredito que muitos turistas que deixaram de viajar para o exterior nestas férias decidiram aproveitar Campos. Além das cidades paulistas, estamos recebendo muitos turistas do Rio de Janeiro e do Nordeste", disse o empresário.

Segundo a prefeitura, a estimativa é que 1,5 milhão de visitantes passem pela cidade nesta temporada –que começou no Feriado de Corpus Christi e segue até 31 de julho. Um aumento em relação ao 1,4 milhão de turistas que passaram pelo município no mesmo período do ano passado.

BAR DE GELO

Como todos os anos, além dos concertos da programação oficial do Festival de Inverno, Campos do Jordão recebe uma série de investimentos em projetos de lazer para o turista.

Entre as novidades deste ano estão o Arena, uma área de 5.000 metros quadrados instalada na Vila Abernéssia, logo na entrada da cidade. O espaço será inaugurado nesta quinta-feira (13) e conta com cinema com teto panorâmico, apresentação de DJs, stand up comedy, shows de MPB, estação de games e atividades esportivas.

No bairro de Capivari, principal reduto turístico da cidade, um bar de gelo tem atraído os turistas que querem curtir um frio de até -15ºC. "Usamos 30 toneladas de gelo para fazer o Iceland, que está fazendo muito sucesso entre adultos e crianças. O bar tem esculturas, cadeiras, copos, balcão e até um escorregador feito de gelo", disse Peretti, responsável pelo empreendimento. Ele não informou o valor do investimento.

Outra atração que tem feito sucesso é a pista de patinação no gelo instalada no Boulevard Campos do Jordão. O local abrigou por 20 anos o shopping sazonal Market Plaza, que há dois anos deixou de funcionar.

O Boulevard conta com praça gastronômica e uma pista para carrinhos com réplicas de carros tradicionais, como o Mini Cooper, o BMW i8 e o Silverado da Chevrolet. Os miniveículos podem ser dirigidos por crianças ou guiados por controle remoto pelos adultos.

De acordo com o Cptec, o tempo no final de semana deve continuar ensolarado, com alguma nebulosidade ao longo do dia, e baixas temperaturas. Para esta sexta-feira, a previsão é de mínima de 4ºC e máxima de 17ºC; no sábado, a mínima também será de 4ºC atingindo a máxima de 18ºC; já no domingo, a mínima sobe para 4ºC e a máxima permanece em 18ºC.

Não serão apenas as temperaturas que ficarão baixas neste final de semana. O índice de umidade relativa do ar também vai cair bastante durante as tardes. Segundo o Cptec, por volta das 15h de sexta, sábado e domingo, o índice chegará a 29%, 26% e 24%, respectivamente. Porém, os turistas não devem sentir os impactos da baixa umidade relativa, já que pela madrugada os índices em Campos do Jordão devem girar em torno de 80%.


Endereço da página:

Links no texto: