Folha de S. Paulo


Programa Cidade Linda, de Doria, apresenta falhas após seis meses

Alice Vergueiro/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 11.03.2017: PREFEITURA-SP - Na manhã deste sábado (11), foi realizada mais uma etapa da operação
O prefeito João Doria (PSDB), de verde, trabalha durante ação do programa Cidade Linda

No segundo dia de mandato, o prefeito João Doria (PSDB) acordou cedo, se vestiu de gari e, com vassoura na mão, anunciou que seu programa Cidade Linda faria uma revolução na zeladoria da capital. Seis meses depois, a reportagem foi atrás de seis lugares por onde o programa do prefeito passou (em quatro deles, o tucano participou e atuou como trabalhador braçal). O cenário é de entulho, buracos no asfalto, mato alto, pontos de ônibus sujos e sinalização apagada.

No Facebook, as ações são um sucesso. Os 23 vídeos do Cidade Linda divulgados no primeiro semestre já foram vistos 16,6 milhões de vezes no perfil oficial de Doria. Fora da internet, a situação muda.

Na praça 14 Bis (região central), 55 moradores de rua permanecem sob o viaduto, escondidos atrás de telas sujas de fuligem, reclamando da falta de auxílio e da burocracia para conseguirem o emprego prometido por Doria.

Perto dali, o chafariz da Nove de Julho voltou a funcionar e ganhou da GCM (Guarda Civil Metropolitana) vigilância 24 horas. Mas já há cartazes e faixas pregados em vários postes da avenida.

PERIFERIA

Na periferia, que recebeu no primeiro semestre só 5 das 27 operações Cidade Linda, a situação é pior.

A av. Inajar de Souza, na Freguesia do Ó (zona norte), tem o canteiro central e praças tomados por mato alto e entulho, com asfalto esburacado. Na av. Marechal Tito, no Itaim Paulista (zona leste), há entulho, faixas de pedestre apagadas, placas velhas e sujas. Em São Mateus (zona leste), Doria pintou coreto, plantou ipê e trocou lixeiras na av. Mateo Bei. Hoje, há cartazes em pontos de ônibus, mato alto e entulho em praças e calçadas.

Na av. Dona Belmira Marin, no Grajaú (zona sul), Doria botou o uniforme laranja e pegou na roçadeira. Mas o mato cresceu. Até um caminhão sucateado foi deixado para trás, abandonado em uma praça. "A cidade não tem nada de linda aqui. Eles pintaram as faixas no chão e mais nada", diz a comerciante Dijanira Bispo do Santos, 64 anos.

Em Parelheiros (zona sul), na avenida Sadamu Inoue, bocas de lobo e postes foram pintados de branco, bem como parte da sinalização horizontal foi refeita. Porém, há muito mato nas calçadas e placas velhas e sujas.

AÇÃO PONTUAL

Urbanistas ouvidos pela reportagem afirmam que o programa Cidade Linda de João Doria (PSDB) falha porque não tem continuidade –uma ação pontual, de um dia, sem envolver a comunidade como um todo.

"É preciso fazer limpeza contínua, com envolvimento da comunidade local. É preciso de engajamento da população, senão não vai avançar muito além de uma ação de mídia, coisa de showman", afirma Paulo Pellegrino, professor da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da USP.

Para Valter Caldana, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, o prefeito acertou ao apontar a zeladoria como um dos problemas da capital, mas é preciso avançar. "A zeladoria urbana é o cuidado com a cidade no dia a dia. Zeladoria sem projeto é faxina", pondera.

OUTRO LADO

A gestão João Doria (PSDB) diz que o Cidade Linda é uma operação contínua e que se estenderá pelos quatro anos da administração. "Dizer que se trata de uma ação midiática e pontual, sem levar em conta a interação do Cidade Linda com outros programas da gestão é desconhecer o programa. O Cidade Linda e o Mutirão Calçada Nova têm, dentre seus objetivos, o engajamento comunitário, o que pode ser observado pela adesão de voluntários aos programas", diz a gestão.

Prefeituras regionais e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dizem que farão vistorias em locais apontados pela reportagem ou que já programaram serviços, como poda, coleta de lixo ou conserto de buraco. A Secretaria da Assistência Social diz que 21 pessoas da praça 14 Bis deixaram a situação de rua, e que tenta convencer as demais a aceitar encaminhamento.


Endereço da página:

Links no texto: