Folha de S. Paulo


Baleado ainda na barriga da mãe, bebê nasce paraplégico

O filho de Claudineia dos Santos Melo nasceu na tarde de sexta-feira (30) já como mais uma vítima da violência do Rio. A mulher foi baleada na favela do Lixão, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), quando estava na 39ª semana de gravidez.

O projétil a deixou em estado grave e o menino, gravíssimo.

O projétil atingiu o quadril de Claudineia para, em seguida, atravessar o tórax e o pulmão do bebê, que teve também uma lesão neurológica na coluna.

Em entrevista à TV Globo, o secretario de saúde de Duque de Caxias, José Carlos Oliveira, afirmou que o bebê está paraplégico. "Esta criança tem uma lesão nas vértebras torácicas T3 e T4. Está com uma paraplegia de membros inferiores. E também nós estamos resguardando este prognóstico nas primeiras horas, na primeira semana, no primeiro mês, tudo pode acontecer", disse.

A mãe está internada no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, enquanto o filho foi transferido para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes.

A mulher havia saído para o mercado quando foi baleada na região pélvica. De acordo com a Polícia Militar, agentes haviam acabado de realizar uma operação na favela quando, na saída, foram alvos de tiros. A PM afirma que não houve revide.

"Naquele momento as guarnições foram chamadas por transeuntes dizendo que havia uma pessoa baleada na Rua Frei Fidelis. A vítima, uma mulher grávida, foi atingida por disparo de arma de fogo na perna", diz nota da PM.

A mulher foi submetida a uma cesária de emergência, quando os ferimentos no bebê foram identificados.

TIROTEIO NA ZONA SUL

Na manhã desse sábado (1º), moradores da zona sul se assustaram com um tiroteio na favela do Pavão-Pavãozinho, que fica num morro na divisa entre Ipanema e Copacabana.

De acordo com o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, uma viatura foi atacada por criminosos durante um patrulhamento na Rua Saint Roman.


Endereço da página: