Folha de S. Paulo


PM e guardas cercam novo ponto de concentração de usuários de crack

Dhiego Maia/Folhapress
Galpão de atendimento da prefeitura superlotado de usuários na rua Helvétia
Galpão de atendimento da prefeitura superlotado de usuários na rua Helvétia

O "fluxo" de usuários de drogas mudou de novo de endereço no centro de São Paulo. Há um mês, após uma ação policial que prendeu traficantes e desobstruiu vias, eles caminharam 400 metros e se mudaram da rua Dino Bueno para a praça Princesa Isabel.

Agora, caminharam 500 metros e se acomodaram na esquina da rua Helvétia e da alameda Cleveland, em uma praça em frente à estação de trem Júlio Prestes e num quarteirão bem ao lado do local onde funcionou, até o dia 21 de maio, a feira de drogas a céu aberto.

A recente mudança ocorre dez dias após o início de uma nova estratégia do governo Geraldo Alckmin e da administração João Doria, ambos do PSDB. Desde o dia 11 deste mês, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana não permitem mais a montagem de tendas e barracas na praça –o que inibe a presença dos traficantes, já que muitas delas eram usadas para o comércio e uso de crack.

Além disso, a prefeitura vinha realizando limpeza diária com jatos d'água no local, irritando os usuários por causa do lamaçal formado na praça.

Tudo isso contribuiu para a busca de um novo espaço, o que ocorreu no final da noite desta quarta-feira (21). Segundo a polícia, a migração ocorreu de forma espontânea. Agentes de saúde, porém, disseram à reportagem que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) teria ordenado a mudança.

CRACOLÂNDIA ITINERANTE

Nesta quinta (22), PM e GCM cercaram o local com carros, mas sem confronto –o novo espaço escolhido pelos usuários é rodeado de estruturas da prefeitura e do Estado. Elas foram montadas no tempo em que, no quarteirão ao lado, funcionava um mercado de drogas a céu aberto, sob o comando de homens armados da facção criminosa. Essa feira não existe mais, mas o consumo de drogas ao ar livre seguiu como rotina ao longo desta quinta-feira.

LIMPEZA

Segundo a prefeitura, a estratégia de limpeza diária seguirá também nesse novo ponto de concentração dos usuários, assim como ocorria na praça Princesa Isabel. A gestão diz que a faxina no local e de outros locais públicos deve ser constante e é necessária como ferramenta de prevenção em saúde, e não como meio de afugentar dependentes químicos. "Não realizar a limpeza, do ponto de vista do interesse público, é que seria algo a ser contestado", afirma a administração Doria.

Nesta quinta, durante a operação de limpeza, centenas de dependentes deixaram o calçadão ocupado desde a noite anterior e passaram a se concentrar numa esquina próxima. Alguns dependentes falavam "vamos na caravana", enquanto caminhavam em grupo. Em seguida, uma equipe de varredores retirou os pertences deixados para trás pelos usuários: uma cama, mesa, colchões, bancos, roupas e garrafas plásticas.

Caminhões-pipa ainda foram usados para lavar a rua. Logo após a limpeza, que durou cerca de 40 minutos, os usuários retornaram ao local onde haviam passado a noite.

Essa mais nova cracolândia se estabeleceu ao lado das estruturas de atendimento de programas antidrogas, como o Recomeço, do Estado, e o da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da prefeitura. O galpão da prefeitura, com capacidade para 38 colchões, está superlotado. Sob um teto de zinco, os usuários que conseguiram uma vaga descansavam e assistiam à TV.

No pátio do galpão, a reportagem contou ao menos 15 usuários deitados. Lá os dependentes se alimentam, tomam banho improvisado em torneiras e são constantemente convidados por agentes a iniciar tratamentos contra o vício.

Já na rua Helvétia, assistentes sociais jogavam futebol no asfalto com crianças e usuários e batucavam tambores no final da manhã desta quinta –uma estratégia para atrair os dependentes químicos aos atendimentos na região.

SURPRESA

Diante da mudança de endereço da cracolândia, que pegou a prefeitura e o governo do Estado de surpresa, integrantes das administrações se reuniram nesta tarde na região para discutir as próximas ações da gestão Doria. Participaram da conversa os secretários municipais de assistência social, Filipe Sabará, e de governo, Julio Semeghini, além de representantes da GCM, da Polícia Militar e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social.

Uma das principais preocupações é com a proximidade do fluxo à entrada da estação Júlio Prestes, da CPTM. Para acessarem a estação, trabalhadores da região do Bom Retiro têm que caminhar uma quadra inteira em frente aos usuários. O receio da PM é que haja algum tumulto próximo à intensa movimentação de passageiros.

Outra preocupação é que o retorno para as imediações do antigo ponto de venda e consumo de drogas possa voltar a aglutinar dependentes que haviam se afastado da região da cracolândia.

Em visita à região também nesta tarde, o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Barbosa Filho, fez questão de dizer que os dependentes não retomaram o local da antiga feira de drogas, se referindo à rua Dino Bueno, e afirmou que aquela via não voltaria a ser ocupada. Os usuários estão, no entanto, na alameda Cleveland, a uma quadra da Dino Bueno.

Barbosa Filho não quis comentar sobre a possível influência do crime organizado na saída dos usuários da praça Princesa Isabel. Disse apenas que o tráfico na região estava "sufocado e cada vez mais difícil de atuar". "Não vai haver trégua, nós vamos combater o tráfico diuturnamente", disse.


Endereço da página:

Links no texto: