Folha de S. Paulo


SP deve registrar chuvas, aberturas de sol e massa de ar polar nesta semana

Joel Silva/Folhapress
Pedestres se protegem de chuva em ponto de ônibus na av Rio Branco, na região central de São Paulo
Pedestres se protegem de chuva em ponto de ônibus na av Rio Branco, na região central de São Paulo

O tempo deve variar bastante nesta semana em toda a região metropolitana de São Paulo, alternando pancadas de chuva, aberturas sol e até mesmo a chegada de uma massa de ar polar já perto do final de semana. É o que mostram simulações mais recentes do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

As precipitações que predominaram nesta segunda (5) foram provocadas por uma frente fria, associada a um corredor de umidade vindo da região Norte, que levou à formação de áreas de instabilidade, como explica o meteorologista Adilson Nazário, do CGE. Com isso, as temperaturas ficaram mais baixas do que o apontado inicialmente pela meteorologia, não ultrapassando os 21°C.

Essa frente fria, porém, já se distancia, o que deve permitir aberturas de sol e elevação das temperaturas na terça (6) e quarta-feira (7), com os termômetros marcando mínima de 17°C e máxima de 26°C. Apesar disso, algumas áreas de instabilidade ainda devem atuar, podendo provocar pancadas isoladas de chuva.

Na quinta (8), não devem ocorrer mais chuvas e o sol predomina em toda a região. As temperaturas já sobem um pouco mais, podendo chegar aos 28°C, segundo dados do Climatempo.

Já próximo ao final de semana, uma nova frente fria chega à Grande São Paulo, trazendo uma massa de ar frio de origem polar. Podem haver chuvas rápidas antes de uma queda mais abrupta das temperaturas, que podem ficar abaixo dos 10°C. O frio deve continuar durante todo o final de semana.


Endereço da página:

Links no texto: