Folha de S. Paulo


Polícia apreende 60 fuzis no aeroporto do Galeão, a maior em dez anos

Policiais apreenderam nesta quinta-feira (1º) 60 fuzis de guerra no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na zona norte da capital fluminense.

Segundo a Polícia Civil, são fuzis AK 47, G3 e AR 10 vindos de Miami dentro de contêineres junto com carga de aquecedores para piscinas. Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, trata-se da maior apreensão de fuzis em dez anos. Quatro suspeitos foram presos. A carga é avaliada em R$ 4,8 milhões.

A apreensão representa 43% de todos os fuzis apreendidos em 2017 –entre janeiro e abril, dado mais recente do ISP (Instituto de Segurança Pública). Foram apreendidos 139 fuzis no Estado. Em todo 2016, foram 371. Em dez anos, o Rio teve 2.545 fuzis apreendidos.

A apreensão foi feita por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas e da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos.

Reprodução/TV Globo
Carga de fuzis apreendida no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro
Carga de fuzis apreendida no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro

GUERRA DE FACÇÕES

No dia 2 maio, um confronto entre traficantes na favela Cidade Alta, em Cordovil, na zona norte do Rio de Janeiro, desencadeou uma série de ataques a ônibus na avenida Brasil, uma das principais vias da capital, e na rodovia Washington Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros, nove ônibus e dois caminhões foram queimados por criminosos, provocando medo e interdições nas vias.

A Polícia Militar do Rio prendeu mais de 40 suspeitos, além de ter apreendido 32 fuzis, quatro pistolas e onze granadas durante operação na Cidade Alta e Parada de Lucas depois que os criminosos incendiaram os coletivos. Segundo o Bope (Batalhão de Operações Especiais), dois suspeitos morreram em troca de tiros durante a operação.

De acordo com a polícia, os ataques foram orquestrados por traficantes de drogas em represália a incursões da PM. Três PMs ficaram levemente feridos.


Endereço da página:

Links no texto: