Folha de S. Paulo


Antiga cracolândia agora se espalha por 23 pontos, do Minhocão à Paulista

Giovanni Bello/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-05-2016: Após operação da Prefeitura para acabar com a Cracolândia, usuários se espalham pela cidade. Na foto, egressos do
Ex-frequentadores da cracolândia que migraram para debaixo do Minhocão, no centro

Cinco dias após uma operação policial na cracolândia do centro de São Paulo, usuários de drogas se espalharam pela região e já se concentram em pontos como a avenida Paulista e embaixo do elevado João Goulart, conhecido como Minhocão.

As áreas –23 no total– foram mapeadas pela GCM (Guarda Civil Metropolitana), comandada pela gestão do prefeito João Doria (PSDB). Os agentes acompanham a movimentação de egressos do antigo "fluxo" –como são conhecidos pontos com consumo e tráfico a céu aberto.

Desde domingo (21), quando uma ação do governo do Estado prendeu traficantes e desobstruiu vias da área, os dependentes vêm se movimentando também por outros bairros do entorno, como Barra Funda e Liberdade. A maior parte deles, no entanto, apenas atravessou a avenida Rio Branco e se instalou a menos de 400 metros, criando uma nova cracolândia na praça Princesa Isabel.

Pelo relatório da GCM, os usuários tendem a se concentrar nessas áreas à noite.

Na avenida Paulista, havia 20 usuários na madrugada de quinta. Na praça Roosevelt, 30. Comerciantes e moradores dessas áreas reclamaram do aumento da população de rua após a operação policial.

Na rua Apa, em Campos Elíseos, lojistas fecharam as portas depois que 40 pessoas passaram a ocupar a via na terça. A área já reunia dependentes, mas esse número cresceu.

A ação policial de domingo não teve acompanhamento imediato de ações prometidas por Doria. Os dependentes, por exemplo, não estão todos cadastrados nem os centros de acolhimentos foram finalizados, o que contribuiu para a dispersão deles pelas ruas e fez a prefeitura apressar ações que já deveriam estar prontas.

Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, esse espalhamento ajudou na abordagem dos agentes de saúde. Ele disse nesta quinta (25) que não soube com antecedência que a operação seria feita na cracolândia pela polícia, da gestão Alckmin. "A ação policial foi feita sob sigilo, não tivemos nenhum tipo de informação."

Ações atabalhoadas, discursos dissonantes e dependentes sem atendimento provocaram a maior crise da gestão Doria. Um efeito dela foi a queda da secretária de Direitos Humanos. Patrícia Bezerra entregou o cargo após chamar de "desastrosa" a operação na cracolândia. O secretário de Relações Institucionais, Milton Flávio, assumiu a pasta interinamente. Ele foi atingido por um pedaço de mexerica nesta quinta quando dava entrevista a jornalistas.

DISPERSÃO

Uma mulher usando calça e blusa surradas caminha pela avenida Duque de Caxias, no centro de São Paulo. No meio da calçada, um homem com roupas sujas dorme tranquilamente por volta das 11h desta quinta-feira (25).

Um cachimbo de metal está saindo do bolso do homem. A mulher então se abaixa e furta o cachimbo do rapaz. Pega um isqueiro e começa a fumar os restos de crack no objeto. Ela caminha e vai até a região da Santa Cecília, embaixo do Minhocão.

A cena foi flagrada pela Folha. Ali, sob o viaduto, o fluxo de usuários de crack aumentou, segundo relatório da Guarda Civil Metropolitana que aponta 23 áreas, entre elas a região da avenida Paulista, com maior concentração de dependentes após a ação policial da cracolândia. A prisão de traficantes e a desobstrução de vias não vieram com boa parte das ações sociais e de saúde prometidas pela gestão Doria.

Também nesta quinta, na praça Marechal Deodoro, Cássio, 20, pedia R$ 1 para comprar o almoço no restaurante popular Bom Prato. "Às vezes, aparece um pessoal de saúde. Mas o que aparece mais é guarda para tirar nossas coisas", disse o usuário. O ponto já era abrigo para moradores de rua, mas nos últimos dias a situação piorou, dizem comerciantes.

Na praça ao lado, a Olavo Bilac, uma barraquinha foi montada na noite de quarta (24). "Cheguei, e a barraca estava aí. Eles [dependentes] ficam circulando durante o dia. À noite, ficam mais reunidos, dormindo na praça", contou Valdir Andrade, 62, dono de uma banca de jornal.

A alguns metros dali, na rua Apa, três usuários de crack compartilhavam dois cachimbos para fumar a pedra. Um deles disse que foi abordado por funcionários da prefeitura. A via sempre foi ponto de pessoas em situação de rua, pois existe ali um centro de acolhida. No entanto, nos últimos dias, a situação se agravou. Paulo Antero, 46, conta que na terça precisou fechar sua venda de alimentos uma hora mais cedo, às 17h.

"Até então nunca tive problemas com ninguém, eles ficam entre eles. Mas na terça chegaram uns 40. A rua ficou fechada. Todos os lojistas ficaram receosos e fecharam."

ATROPELO

"Há relatos de moradores e comerciantes na rua dos Gusmões, e na do Triunfo, que também começam a dar sinais de estresse com toda essa situação. O problema é visível na rua das Palmeiras, embaixo do Minhocão, na rua Apa", afirma Fábio Fortes, membro do Conseg (conselho de segurança) da Santa Cecília e Campos Elíseos.

"O que a gente observou é que no tão aclamado planejamento algo parece que ficou no atropelo. Nós aprovamos a iniciativa, mas estamos sentindo o desconforto."

A gestão Doria diz que a dispersão já era esperada e que ela facilita a abordagem de agentes sociais e de saúde. "Eles [dependentes] estavam em uma região de difícil acesso [antiga cracolândia]. Hoje, temos mais acesso [às pessoas]. A operação facilitou porque, numa situação de encastelamento, protegidos pelo tráfico, era mais difícil", disse Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

ALGUNS ERROS

Já o prefeito admitiu que pode haver "alguns erros e ajustes necessários" na operação na cracolândia.

Para ele, a área, "fisicamente", se resumia a prédios que eram usados por uma facção criminosa para distribuição frequente de entorpecentes. "Isso acabou, não tem mais. Outra coisa é a existência de dependentes químicos, são cerca de 400, estão ainda nesta região. E é exatamente o objeto da preocupação assistencial e medicinal", disse Doria.

Já Mágino Alves, secretário estadual da Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que não estão mais programadas ações policiais como a do último domingo. "O nosso propósito era acabar com aquele comércio absurdo de entorpecentes."

Editoria de Arte/Folhapress
PELA CIDADENúmero de usuários de droga vistos na noite de quarta (24) e madrugada de quinta (25) por guardas municipais

Endereço da página:

Links no texto: