Folha de S. Paulo


Chuvas em SP já superam média histórica do mês de maio

Danilo Verpa/Folhapress
Árvore gigante cai sobre quatro carros e uma moto na rua Itapeva, na região central de SP

As chuvas de maio já superaram a média histórica em São Paulo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a capital registrou 96,8 mm de chuva no Mirante de Santana (zona norte da capital) até essa sexta-feira (19) – a média histórica é de 66,8 mm.

Em algumas regiões de São Paulo, a quantidade de chuva é ainda maior do que a média da cidade. No bairro de Jaguaré, na zona oeste, o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 70 mm entre ontem e hoje. O acumulado do mês na região é de 108 mm.

No ano passado, a média acumulada no mês foi de 105, 7 mm. Esse número deve ser ultrapassado com facilidade considerando que a chuva desta sexta foi responsável por praticamente um terço média atual e a previsão é de mais chuva forte pela frente.

Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso de Oliveira, a previsão é de que, embora a chuva seja mais amena no sábado, uma nova frente fria traga chuva mais intensa no domingo.

Já na semana que vem, o tempo seco deve voltar, fazendo com que temperaturas mais altas sejam notadas no período das tardes – as manhãs devem ser mais frias.

No fim do mês, segundo Oliveira, é prevista uma nova linha de chuva com características parecidas com as desta sexta.

TRANSTORNOS

A chuvarada trouxe problemas típicos de verão para o paulistano, como alagamentos, trânsito e queda de árvores.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, além das marginais e do centro, até às 13h43.

A Companhia de Engenharia de Tráfego registrou na manhã desta sexta, 33 acidentes e 118 semáforos com problemas distintos, sendo 11 por falta de energia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado em cinco ocorrências de queda de árvores na capital. Na região metropolitana, outras quatro quedas foram registradas. Não houve feridos, segundo a corporação.


Endereço da página:

Links no texto: