Folha de S. Paulo


Guarda-civil morre baleado em frente à escola na zona leste de São Paulo

Um guarda-civil metropolitano foi morto a tiros em frente a uma escola na tarde desta terça-feira (9) na região de Lajeado, na zona leste de São Paulo. Um adolescente foi detido.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma funcionária da escola municipal Prof. Eliza Mara Torres, localizada na rua Baía de Caeté, acionou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) por conta de uma confusão que estaria ocorrendo do lado de fora da unidade.

Os guardas-civis conversavam com o grupo de jovens que estava no local, quando duas pessoas armadas os abordaram por trás. Segundo a polícia, houve troca de tiros e o guarda-civil Marcos Roberto de Oliveira, 49, foi atingido por quatro deles, sendo um na cabeça. Ele foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, mas não resistiu.

Reprodução/Google
Fachada da escola Professora Eliza Mara Torres, na zona leste de São Paulo
Fachada da escola Professora Eliza Mara Torres, na zona leste de São Paulo

A dupla fugiu a pé, mas cães farejadores levaram a polícia até uma residência próxima, onde um adolescente de 16 anos foi encontrado ferido. Ele tentou fugir pelos fundos da casa, mas acabou detido.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o garoto confessou que estava armado e, na companhia do irmão, de 21 anos, teria atacado os guardas para roubar suas armas. Ele foi detido e encaminhado ao Hospital Tide Setúbal. A arma dela não foi localizada.

O irmão do jovem também não tinha sido localizado até a tarde desta quarta-feira (10).

Marcos Roberto de Oliveira estava na GCM desde setembro de 2011. Ele foi enterrado na tarde desta quarta no Mausoléu da GCM, no cemitério do Araçá, na zona oeste de São Paulo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Guarda Civil Metropolitana lamentaram a morte do agente. O caso foi registrado como homicídio qualificado no 67º DP (Jardim Robru).


Endereço da página: