Folha de S. Paulo


1 em 3 brasileiros conhece alguma vítima de homicídio ou latrocínio

Um em cada três brasileiros acima de 16 anos afirma ter tido algum parente, amigo ou conhecido próximo que foi vítima de homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte). É o que aponta levantamento do Datafolha, realizado a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, como parte da campanha "Instinto de Vida".

Ao todo, foram ouvidos pelo instituto 2.065 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, sendo que 35% afirmaram conhecer alguém que tenha sido morto dessa forma.

Pela projeção do instituto, o percentual equivale a pelo menos 50 milhões de brasileiros, sendo que a recorrência entre negros (38%) é maior do que entre brancos (27%), assim como é maior entre homens (40%) do que entre mulheres (31).

Violência - Dentre quem já sofreu ou conhece alguém que foi vítima de violência, teve algum conhecido, amigo ou parente vítima de...

O levantamento mostra também que 12% das pessoas entrevistadas já sofreram ameaça de homicídio, 8% foram feridas por faca ou outra arma que não de fogo e 4% foram feridas por arma de fogo. Além disso, 17% afirmam ter algum parente, conhecido ou amigo que está desaparecido.

Na avaliação geral da segurança no país, 94% dos entrevistados apontam que o índice de homicídio no país é alto ou muito alto. Já em relação aos órgãos responsáveis, a Polícia Militar é apontava como "muito responsável" por 63% das pessoas, seguida por Polícia Federal (61%), Polícia Civil (59%) e governo federal (58%).

Outros órgãos lembrados na pesquisa são: governadores (55%), Judiciário (53%), Ministério Público (52%), Polícia Rodoviária Federal (51%), Congresso Nacional (50%), prefeitos (49%), sistema prisional (49%), Corpo de Bombeiros (47%), Assembleia Legislativa (46%), Câmaras Municipais (41%), guarda municipal (37%) e órgãos e secretarias de assistência social (37%).

Danilo Verpa = 08.abr.17/Folhapress
Jovem é assassinado na periferia do Recife; um em cada três brasileiros afirma conhecer vítimas de homicídio ou latrocínio
Jovem é assassinado na periferia do Recife; 35% diz conhecer alguma vítima de homicídio ou latrocínio

Endereço da página:

Links no texto: